VOLTAR

Ativista do Greenpeace esta desaparecida

OESP, Geral, p. A25
13 de Dez de 2003

Ativista do Greenpeace está desaparecida

Ativista da entidade ambientalista Greenpeace, a inglesa Emily Cadrok desapareceu na madrugada de ontem do navio Arctic Sunrise, pertencente à organização, quando fazia o trajeto entre o município de Breves, no Arquipélago do Marajó, e a cidade de Belém, a cerca de 350 quilômetros de distância. Uma das hipótese mais prováveis é que ela tenha se desequilibrado e caído do navio. A policia abriu inquérito para apurar o desaparecimento.
O caso foi comunicado à Capitania dos Portos do Pará, que mandou uma lancha com cinco homens, três deles mergulhadores, para fazer as buscas, mas até o início da noite a inglesa não havia sido encontrada. O próprio navio do Greenpeace e um helicóptero do movimento, além de outro helicóptero do Ibama, estão ajudando nas buscas.
Emily era operadora de rádio do Arctic Sunrise e teria desaparecido pouco depois da meia-noite, última vez em que foi vista pela tripulação. Os colegas só perceberam sua ausência no navio às 8 horas. Às 9 horas, o capitão dos Portos do Pará e Amapá, comandante Marcos Caetano, recebeu a informação do desaparecimento.
O trabalho dos homens da Capitania dos Portos e do Greenpeace está concentrado na Ilha do Capim, uma das dezenas da região da Baía do Marajó. A correnteza no local é muito forte. Ribeirinhos também estão ajudando com seus pequenos barcos.
O navio do Greenpeace está há mais de dois meses no Pará monitorando crimes ambientais e a devastação da floresta amazônica. Na semana passada, deixou Porto de Moz e a região da Terra do Meio, onde fez a demarcação simbólica da reserva extrativista Verde para Sempre, com 1,3 milhão de hectares. (C.M.)

OESP, 13/12/2003, Geral, p. A25

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.