VOLTAR

Atividades indígenas são realizadas na praia de Ponta Verde, em Maceió

G1 - http://g1.globo.com
05 de Jun de 2016

Atividades ligadas à cultura indígena foram realizadas na tarde deste domingo (5), na orla de Maceió, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo da atividade é promover e difundir a cultura indígena no estado.

Foram realizadas oficinas de pintura corporal, exposição de peças de artesanato e dança de toré pela tribo Kariri-Xocó, de Porto Real do Colégio.

A estudante de biologia, Juliana Krismam, conhece os índios desde a infância. "Minha mãe sempre me levou na tribo desde criança. Então eu estou familiarizada com tudo isso. É muito importante que as pessoas aprendam a reconhecer que isso faz parte da nossa história e não menosprezar nossa cultura", explicou.

O líder da tribo, Yachy Koran, que significa Grande Esperança, relatou a necessidade da atividade para a preservação da natureza. "Nós indígenas além de sermos natureza, também defendemos aquela que nos dá tudo. Precisamos de outras oportunidades como essas, para que cada vez mais as pessoas possam conhecer a cultura indígena e nos respeitar e preservar o meio ambiente", falou.

A menina Júlia, de 8 anos, disse estar muito feliz em ter participado da oficina de pintura corporal. "Achei muito legal, nunca tinha feito antes. E é muito importante para ajudar o meio ambiente também", disse Júlia.

"As crianças precisam conhecer um pouco da nossa origem e cultura, para que elas também aprendam a respeitar", explicou Patrícia Barroso, Mãe de Júlia.

O líder da tribo ainda explicou o significado das pinturas e o material utilizado. "As pinturas são feitas com jenipapo e carvão. Algumas pinturas demoram mais de 15 dias para saírem do corpo. Cada uma tem um significado diferente. Quando o índio pinta, ele sabe o que representa. Algumas pinturas podemos revelar o significado, outras não".

http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2016/06/atividades-indigenas-sao…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.