VOLTAR

Atividades em sete estados durante a Semana dos Povos Indígenas

Cimi -Brasília-DF
Autor: Pricilla Carvalho
19 de Abr de 2005

De 18 a 22 de abril, debates, mobilizações e atividades culturais ligadas aos povos indígenas acontecerão em capitais como São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Manaus, Cuiabá, Boa Vista e Maceió. Haverá atividades também em cidades do interior, a exemplo do município de Pau Brasil, na Bahia.

Políticas públicas, participação indígena na definição das políticas indigenistas e terras são os temas centrais desta Semana dos Povos Indígenas.

Em São Paulo, SP, está prevista uma confraternização das comunidades indígenas da cidade dos povos Pankararu, Pankararé, Fulni-ô, Atikum, Kariri-Xokó, Potiguara, Terena, Kaingang, Xavante. O evento terá apresentações de danças tradicionais e acontecerá na favela do Real Parque, no Centro de Cultura Casulo (Rua Paulo Bourroul, 181) das 10 às 16h.

Em Manaus, Amazonas, capital brasileira com a maior população indígena (são 20 mil indígenas de 16 povos), está prevista uma audiência com o prefeito de Manaus, Serafim Fernandes Côrrea, às 8h00, quando será entregue uma carta com reivindicações dos índios nas áreas de saúde, educação, moradia e trabalho.

Ao longo do dia, a programação terá uma caminhada pela cidade, exposições e manifestações culturais, que ocorrem na praça da Saudade a partir das 8h30. O término das manifestações contará com um ato-show na praça Tenrreiro Aranha, previsto para as 19h.

Em Cuiabá, Mato Grosso, autoridades, lideranças do movimento indígena e apoiadores da causa estarão reunidos para um ciclo de debates, que acontece nos dias 18, 19 e 20, no Sesc Arsenal.

Estarão em pauta para debates as principais reivindicações do movimento indígena: participação indígena na política indigenista, demarcação e defesa das terras indígenas e o acesso a uma Educação Escolar de qualidade, específica e diferenciada.

Entre os debatedores o Márcio Tomás Bastos - Ministro da Justiça, Drª Débora Duprat- Sub-Procuradora da República, Dr. Artur Mendes - diretor de Assuntos Fundiários da Funai, Dr. Mário Lúcio de Avelar - procurador da República em Mato Grosso, Dr. Paulo Machado Guimarães - Assessor Jurídico do CIMI, Jecinaldo Barbosa Sateré Mawé - da COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), e lideranças indígenas de vários povos do Estado de Mato Grosso.

A programação conta ainda com exibições de vídeos, fotografias, artesanatos e lançamentos de livros que abordam a temática indígena. As atividades estão abertas para alunos, professores e população em geral.

Em Salvador, Bahia, a principal atividade, o seminário "Presença, Resistência e Perspectivas", reunirá cerca de 150 lideranças indígenas de 13 povos para fortalecer o movimento indígena na Bahia. Este evento, no entanto, acontecerá na semana seguinte à Semana dos Povos Indígenas, entre 26 e 28 de abril.

Saúde, educação, produção e segurança alimentar, direitos indígenas e meio ambiente estarão em debate. No tema de meio ambiente, alguns dos desafios que os indígenas enfrentam diariamente, como as plantações de eucalipto, o turismo em terras indígenas, a construção de barragens, extração mineral, monoculturas e o projeto de transposição do Rio São Francisco.

O seminário é uma iniciativa conjunta da Apoinme (Associação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo0, do Cimi e da Anai - Associação Nacional de Ação Indigenista.

Também na Bahia, nos municípios de Pau Brasil, Itajú do Colônia e Camacan, a comunidade Pataxó Hã-Hã-Hãe está desenvolvendo desde o dia 11 deste mês a campanha "Índio quer Paz",que visa reverter o quadro de violência e preconceito criado ao longo dos anos contra o povo Pataxó Hã-Hã-Hãe e o clima de tensão estabelecido em toda esta região devido aos conflitos pela disputa da área Caramuru- Catarina- Paragussu.

Com atividades culturais e intercâmbios entre escolas destes municípios, as atividades estão criando um dialogo intercultural com mais de 10 mil alunos, visando uma nova consciência de respeito, não discriminação e não violência. Os diálogos com prefeitos, secretarias de educação dos municípios, Policia Militar e Civil e outros segmentos da sociedade civil organizada destes municípios, intermediada pelo Ministério Público da Bahia, culminará com a assinatura de uma carta compromisso pela Paz, a ser feita no dia 19 de abril.

A programação do dia 19 começa com manifestações na aldeia Caramuru, apresentação do toré, plantio de mudas de Pau Brasil como símbolo do compromisso pela paz, e uma degustação da culinária indígena. A partir das 14h00, haverá concentração na Praça Marechal Costa e Silva (praça da feira) para a passeata que termina em frente ao Centro Administrativo onde será assinada a Carta Compromisso pela Paz e outra muda de Pau Brasil será plantada.

Em Boa Vista, Roraima, o seminário "Nunca mais Roraima sem os povos indígenas" acontece dia 20 de abril, no auditório da Universidade Federal de Roraima, das 8h30 às 17 horas. Apresentação de mitos, vídeos e debates fazem parte da programação.

O evento começa com o Ritual do Maruai, no qual se faz a defumação do ambiente. A partir das 9h00, será realizada a palestra Índios na Cidade e seus Desafios, com Vicente de Paulo Joaquim (Chefe do IBGE Roraima) e Elaine Lauriola (Antropóloca UFRR)

Às 14h30 haverá a palestra Situação Fundiária Indígena na Terra de Makumaima, com o Prof. Dr. Erwin Frank, seguida por outro debate, chamado de O Meio Ambiente Indígena na Amazônia: oportunidade e realidade de Makunaima, com o Dr. Vincenzo Lauriola

Às 19h30, haverá um show com artistas indígenas e participação de Jataí D'Albuquerque e Neuber Uchoa.

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, estão programados debates, audiência pública e manifestações culturais de 16 a 21 de abril. Para o dia 19, as atividades previstas são uma audiência na Assembléia Legislativa do estado às 9h30, com o Conselho dos Povos Indígenas de Minas Gerais e, à tarde, uma caminhada pelo centro da capital mineira.

Nos dias 17, 18, 20 e 21, no Maista Hall, acontece o evento "Encantar com a Paz", onde serão debatidos temas como o papel do estado e as obrigações constitucionais na vida das comunidades indígenas e a conjuntura da política indigenista, com indígenas, os administradores da Funai e da Funasa em Minas Gerais e o procurador da República no estado.

Em Maceió, Alagoas, o curso de teologia da Faculdade Casa de Teologia inicia amanhã uma série de diálogos que tratarão da história dos povos indígenas no estado.

O primeiro tema em debate será o extermínio do povo Caeté e a atuação de Dom Sardinha neste processo. Estarão presentes 40 lideranças indígenas Karapotó, que darão seus depoimentos sobre a realidade indígena em Alagoas. O evento será encerrado com a apresentação do Toré.

Contatos:

Alagoas, Maceió

(82) 8801 3677 - Jorge Vieira

Amazonas, Manaus

(92) 232 4758 Pastoral Indígena de Manaus

9973 0476 - Ana Delia

9184 6639 - J. Rosha

Brasília

(61) 322 7582/ 99796912 - Priscila D. Carvalho

Mato Grosso, Cuiabá

(65) 621 2985 - Sebastião Moreira

Minas Gerais, Belo Horizonte

(31) 3481 1181 - Sumário Santana

Roraima, Boa Vista

(95) 2245761 - Andre Vasconcelos

São Paulo, SP

(11) 37585577/ 81567367 com Dora

(11) 3825 9569 - Benedito Prezia

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.