VOLTAR

Atingidos por barragens bloqueiam BR-364 por oito horas em Rondônia

Portal Amazônia - http://www.portalamazonia.com.br
23 de Ago de 2011

O bloqueio realizado na BR-364 a 100 km da capital, pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (Mab) durou aproximadamente oito horas e congestionou o trânsito na principal Rodovia Federal de Rondônia. Apenas ambulâncias e viaturas da Polícia eram liberadas pelos manifestantes. A manifestação terminou às 16h, da última segunda-feira (22).

O bloqueio iniciou por volta das 9h da manhã, da última segunda-feira (22), próximo a município de Itapuã do Oeste, organizado por cerca de 500 manifestantes do Mab, que sofreram com a construção da Usina Hidrelétrica de Samuel, na década de 80.

O coordenador do Mab em Rondônia, Océlio Muniz, cobrou providências das empresas envolvidas na construção da usina. "Queremos que seja resolvida a situação da energia da cidade de Itapuã que até hoje não foi resolvida. Também queremos fechar um acordo com a Eletronorte, Ceron e Eletrobrás para saber qual será o prazo, o período dessas obras, além de uma política de crédito de agricultura familiar contra o relatório que aprova o novo relatório do código florestal", disse Muniz.

Outra questão apresentada pelos manifestantes é em relação construção de uma ponte para ligar as comunidades agrícolas ao município de Itapuã. Atualmente para realizar a travessia os moradores utilizam uma balsa.
O manifestante Arão Oliveira disse que perdeu um parente porque não pode usar a balsa que estava com defeito. "Meu sobrinho sofreu um ferimento por uma vaca e no dia a balsa estava quebrada. Demoramos muito para chegar a Porto Velho e ele morreu", disse indignado.

Por volta das 12h, um helicóptero com representantes da Casa Civil do Governo e da Eletronorte chegou ao local para fazer as negociações. Este é o segundo bloqueio realizado pelo Mab, este ano. O primeiro foi em março.

http://www.portalamazonia.com.br/secao/noticias/rondonia/2011/08/23/ati…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.