VOLTAR

Atendimentos de saúde nas comunidades indígenas aumentaram 41,3%

BV News - www.bvnews.com.br
15 de Dez de 2008

Segundo a Prefeitura de Boa Vista, apesar da perda de recursos causada pela redução do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), ocorrida em maio deste ano, foi possível aumentar o número de atendimentos de saúde nas áreas indígenas da capital.

Em 2007 foram realizados 4.273 atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem nas 14 comunidades indígenas do Município. Neste ano, somente de janeiro a outubro, os atendimentos subiram para 6.049, registrando um aumento de 41,3%.

A equipe da Prefeitura atende a 2.457 indígenas, sendo a comunidade Vista Alegre a mais populosa, com 527 habitantes, seguida da comunidade Truaru, com 340 indígenas. A comunidade Mauíxe é a menos populosa. Conta apenas com 34 habitantes. 66% das comunidades atendidas estão na margem esquerda do rio Uraricoera. Para chegar lá, é preciso fazer a travessia de balsa a partir da colônia agrícola de Passarão.

O trabalho é feito pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) da Secretaria Municipal de Saúde, formada por médico, enfermeiro, cirurgião dentista, técnicos em enfermagem e laboratório e auxiliar de consultório dentário. Integram a equipe também três motoristas, um para transporte do pessoal, um para a condução da Unidade Móvel e outro que, junto com o técnico em laboratório, realiza a coleta de amostras para exames laboratoriais nas comunidades.

Os indígenas desfrutam de todos os programas oferecidos às pessoas que moram em Boa Vista. São eles: programas estratégicos de Saúde do Idoso, do Adolescente e Jovem, do Viva Mulher, do Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Saúde da Criança, Hiperdia, entre outros.

Comunidades
Além das 14 comunidades indígenas existentes no Município, a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena de Boa Vista atende à comunidade Tigre, que pertence geopoliticamente ao município de Pacaraima. A pedido dessa comunidade, o atendimento, que teve início em agosto de 2006, é feito com aval do Conselho Distrital de Saúde do Leste (Condisi-Leste).

A Prefeitura presta atendimento às comunidades de Truaru (340 habitantes); Serra do Truaru (143); Serra da Moça (169); Morcego (94); Lago da Praia (53); Vista Alegre (527); Campo Alegre (122); Ilha (105); Vista Nova (112); Darora (137); Mauíxe (34); Milho (173); Lago Grande (309); Tigre (61) e Bom Jesus (66 habitantes).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.