VOLTAR

Ataque de ursos polares é um alerta do aquecimento no Ártico

O Globo, Ciência, p. 28
05 de Nov de 2013

Ataque de ursos polares é um alerta do aquecimento no Ártico
Redução da área congelada por mais tempo diminui oferta de comida

Um ataque de urso polar no Canadá no último domingo deixou duas pessoas feridas e é mais um alerta sobre o perigo do encontro destes animais com os homens, cada vez mais frequente devido ao aquecimento climático do Ártico. Foram atacados uma jovem que saía de uma festa e um homem que tentou socorrê-la, segundo o jornal "The Guardian".
A mulher deixou o hospital, mas o homem permaneceu internado. Eles sofreram lesões profundas na pele. Este é o segundo episódio desde setembro e tem afetado a pequena cidade Churchill, próximo a Hudson Bay, conhecida como a capital turística do urso. O animal foi morto a tiros, assim como uma outra fêmea. Seu filhote recebeu um tranquilizante e foi levado para um zoológico.
CONSEQUÊNCIAS DO CLIMA
O Serviço de Vida Selvagem dos EUA estima que dois terços dos ursos polares vão desaparecer até 2050. Segundo a Federação Nacional de Vida Selvagem do Canadá, não há gelo durante o verão na região da Baía de Hudson, e os ursos polares vivem na terra até que a área congele novamente, quando podem voltar a caçar nos icebergs. Enquanto isso, comem pouco ou nada.
Em 20 anos, o período sem gelo na Baía de Hudson aumentou em média 20 dias, deixando os ursos sem caçar por mais tempo. Com isso, eles perdem inclusive a época de nascimento de focas. Como resultado, a média de peso dos ursos caiu 15%, levando a menores taxas de reprodução. A população de animais já sofreu uma queda de mais de 20%.
O gelo restante está mais distante da costa, tornando o local menos acessível. Há ainda menos oferta de presas: a redução de gelo perto das áreas reprodutivas de peixes afeta a nutrição e a taxa de reprodução das focas.
Ursos polares estão ficando com fome por períodos mais longos, o que também causa mortes entre eles: a espécie, que já mata filhotes para que as fêmeas voltem ao cio, agora também ataca os pequenos para comer.

O Globo, 05/11/2013, Ciência, p. 28

http://oglobo.globo.com/ciencia/ataque-de-ursos-polares-humanos-mais-um…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.