VOLTAR

Associação Krahô realiza 5ª Feira de Sementes Tradicionais

Site da Funai
16 de Set de 2002

Entre os dias 24 e 29 deste mês de setembro ocorerrá a 5ª Feira Krahô de Sementes Tradicionais, na Terra Indígena Krahô, próximo à cidade de Itacajá, no estado do Tocantins. Para o público em geral, a 5ª Feira será aberta apenas nos dias 28 e 29 de setembro. O evento já se transformou em tradição dos Krahô e vem sendo uma forma de mostrar o resgate das sementes tradicionais indígenas, iniciado em 1995, após um programa da União das Aldeias Krahô-Kapey, com o apoio da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), da Funai e outras instituições. O projeto recebeu prêmio da Fundação Getúlio Vargas (1998) e, pela primeira vez, o Banco Nacional de
Desenvolvimento Social (BNDES) financiou um projeto indígena.

A Feira é realizada na sede da associação KAPEY, no interior da Terra Krahô, distante 41 Km. da cidade de Itacajá. A sede da associação tem o formato circular de uma aldeia tradicional Krahô, onde cada todas as 16 aldeias têm sua casa de representação junto ao KAPEY. Nesse ambiente, acontecerão, durante todo o tempo, rituais Krahô. Nos intervalos dos rituais, geralmente pela manhã, serão realizadas palestras e oficinas sobre biodiversidade, sustentabilidade da produção, beneficiamento de matéria primas dos cerrado, plantios e tratos culturais em frutíferas. Durante toda a feira estará funcionando uma exposição de sementes tradicionais, trabalhos com ervas medicinais, produtos beneficiados dos cerrados, pintura em tecido, beneficiamento do lixo industrial, arquitetura indígenas, entre outros. Estão sendo esperadas representações de cerca de quinze outras etnias do Brasil e possíveis representações de etnias de outros países.

Será cobrada uma taxa de R$ 20,00 (vinte reais) por pessoa. Recomenda-se a quem queira participar levar materiais de camping, caso pretenda pernoitar no local. (Simone Cavalcante)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.