VOLTAR

Associação Ikpeng assina Termo de Cooperação para criação de acervo digital

Funai - http://www.funai.gov.br/
19 de Abr de 2011

A Associação Indígena Ikpeng, interessada em criar um acervo digital de sua cultura, celebrou um Termo de Cooperação com a Fundação Nacional do Índio, para garantir o acesso de futuras gerações ao patrimônio cultural do povo Ikpeng. Cópias dos materiais serão incorporados ao acervo do Museu do Índio/Funai, onde estão depositados os registros, obras e produtos de projetos de documentação linguística e cultural de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

O acordo, bilíngue, permitirá a preservação adequada dos registros coletados, com uso de tecnologia oferecida pelo Museu do Índio/Funai. Dezesseis representantes da etnia estão em Brasília participando das comemorações do Dia do Índio, no Memorial dos Povos Indígenas, onde a Cooperação foi assinada hoje (19). "Tenho certeza que nosso material, nossa língua, nossa história estará em boas mãos, na mão da Funai", afirmou Kumaré Ikpeng, presidente da Associação Indígena.

Para o Presidente da Funai, Márcio Meira, a cooperação representa um fato histórico, em função de poucas vezes um ato ter sido divulgado no Diário Oficial da União em língua indígena. "O que for produzido a partir desse projeto, com a documentação da língua e do patrimônio cultural, poderá ser utilizado pelos Ikpeng sem necessidade de interferência não-indígena", Meira. O presidente explica que a inciativa de documentar, registrar, arquivar e disponibilizar acervo para as aldeias teve início com cerca de 20 povos indígenas de todo o Brasil. O Programa de Documentação de Línguas Indígenas pode ser acessado pela internet, na página do Museu do Índio.

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/1_semestre_2011/abril/un2010_1…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.