VOLTAR

Associação Cultural em MS seleciona filme para índio ver

Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/
Autor: Paulo Fernandes
02 de Jul de 2009

Acontece até 10 de julho, a temporada de inscrições para o Vídeo Índio Brasil 2009 - que reúne curtas, médias e longa metragens com o objetivo de debater como os povos indígenas são tratados nos conteúdos audiovisuais. Neste ano, serão 14 pontos de exibição, incluindo aldeias indígenas. O prazo anterior para inscrições era até 1o de julho, mas o prazo foi estendido.

Realizada pela Associação Cultural Oficina de Criação Teatral / Pontão de Cultura Guaicuru, a discussão não poderia ter palco mais certo: Mato Grosso do Sul, Estado com a 2ª maior população indígena do Brasil (com comunidades Terena, Guarani, Ofaié, Guató e Kadwéu) e em clima de tensão entre fazendeiros e indígenas. O clima hostil se deve à iminência da demarcação de terras indígenas, já que foram iniciados estudos antropológicos no Estado.

Com atividades em Campo Grande, Sidrolândia, Corumbá, Dourados, Caarapó e Bonito, o Vídeo Índio Brasil será realizado No período de 10 a 16 de agosto. As inscrições são gratuitas e estão abertas para produtores e cineastas de todo o Brasil (sejam índios ou não índios).

Para se inscrever é preciso enviar ao Pontão de Cultura Guaicuru uma cópia do filme em DVD; um documento assinado e datado com a autorização para exibição do filme no projeto; e um formulário de inscrição com as informações básicas do filme como ficha técnica, origem, sinopse e tempo de duração.

O material deve ser enviado para o seguinte endereço: Pontão de Cultura Guaicuru, A/C Coordenação do Vídeo índio Brasil 2009, na Rua 13 de Maio, 727, bairro Santa Dorothéia, em Campo Grande. O CEP é 79004-423. O edital está no site www.oficinadecriacaoteatral.org.br e o resultado será divulgado no mesmo endereço eletrônico no próximo dia 17.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.