VOLTAR

Associação Comunitária Rural Sol Nascente de Alta Floresta recebe apoio do projeto REM MT

Nativa News - https://www.nativanews.com.br/
24 de Mar de 2023

Associação Comunitária Rural Sol Nascente de Alta Floresta recebe apoio do projeto REM MT
Projeto apoiado pelo REM MT investe na melhoria e capacitação de 32 associações de MT

24/03/2023 08:25

A produtora rural Ana Aparecida Rossi viu a qualidade da sua produção de café crescer depois que entrou para a Associação Comunitária Rural Sol Nascente (ACRSN), em Alta Floresta. Por meio do projeto "Ampliando oportunidades de mercado para negócios comunitários da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais em Mato Grosso", a associação tem apoiado Ana Aparecida e outras 60 famílias a desenvolverem atividades para o fortalecimento e resiliência no campo.

Segundo a produtora, além de aumentar a qualidade da produção, participar do projeto também incentivou o interesse de mulheres e jovens nas decisões da associação.

"A participação da ACRSN neste projeto abriu novos horizontes e possibilidades de ampliação para atuação, propiciando a participação em cursos de capacitação e incentivos nos trabalhos desenvolvidos pela ACRSN. Mudanças foram acontecendo, desde a participação de maior número de mulheres e jovens nos trabalhos e decisões da ACRSN até uma percepção de resiliência social e ambiental pelo grupo envolvido nas atividades", comenta.

O projeto é apoiado pelo Programa REM MT e executado pelo Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus), contando com uma infinidade de parceiros. O aprendizado dos participantes se baseou nos 3 eixos do projeto: modelagem de negócios, acesso à crédito e acesso a mercados.

Dentre a metodologia, foram aplicados modelagem e construção dos planos de ação, aprimoramento das ações de gestão produtiva, administrativa financeira e comercial, promovendo a cultura de planejamento dentro das organizações.

De acordo com o coordenador da Conexsus no Núcleo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários, André Ramos, 32 associações e cooperativas de Negócios Comunitários de Impacto Socioambiental (NCIS) participaram do projeto, sendo 23 associações e 9 cooperativas. Dentre elas, 3 associações são indígenas.

No entanto, os NCIS possuem mais de 950 associados em suas bases produtivas. Frutas, legumes e hortaliças são alguns dos produtos que essas famílias produzem e estão sendo beneficiadas pelo projeto.

"Em geral, esses NCIS produzem alimentos in natura ou minimamente processados, como por exemplo, frutas (polpas), hortaliças, legumes, pimenta, mel, leite e derivados, panificados, ovos, entre outros produtos alimentícios, e praticam extrativismo de castanha do Brasil, além da produção de artesanato, mudas de plantas e borracha. Também praticam produção animal de aves e peixe", detalha André.

André Ramos pontua que o projeto possibilitou que as famílias ampliassem o seu modelo de negócio, realizando mais parcerias e fortalecendo a comunidade local.

"O objetivo geral do projeto era ampliar a capacidade das organizações comunitárias de impacto socioambiental do Mato Grosso de concretizar novas oportunidades comerciais, fortalecendo a resiliência social e ambiental em territórios do estado", conta.

Produtos entregue e fase final

A Conexsus fez um breve resgate das atividades realizadas com os parceiros e NCIS nas áreas de modelagem de negócios, acesso a crédito rural e acesso à mercados.

Todos os produtos já foram entregues e o projeto se encaminha para a fase final, prevista para julho deste ano. São os produtos:

- Oficina de Modelagem de Negócios Comunitários de Impacto Socioambiental (NCIS)

- Elaboração, execução, monitoramento e avaliação de planos de ação para o desenvolvimento de NCIS

- Estudos de inteligência de mercado / Pesquisas de mercado

- Assessoria para qualificação dos produtos para comercialização

- Elaboração de painel em Power BI com a sistematização de produtos prontos para comercialização de 14 NCIS, com acesso online, que poderá seguir sendo atualizado e tornar-se instrumento acesso à informação por parte de diferentes atores envolvidos no ecossistema de apoio ao desenvolvimento de NCIS (os próprios NCIS, entidades de apoio, governo e empresas compradoras).

- Prospecção de NCIS ligados à UnicafesMT para acessar crédito junto ao Fundo Conexsus. Elaboração de projeto de crédito e concessão de crédito para 1 NCIS. Entrada de 2 NCIS no programa de Assessoria do Fundo Conexsus.

- Apoio ao processo de assessoria feito pelo ICV para obtenção de crédito rural por agricultores familiares e extrativistas junto ao SICREDI

Parceiros

Entre os parceiros do projeto, estão o Instituto Socioambiental (ISA) - referência no trabalho com associações de povos indígenas do Território Indígena do Xingu, o Instituto Centro de Vida (ICV) - referência no trabalho com agricultores familiares do noroeste do Mato Grosso e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Mato Grosso (Unicafes-MT) - referência no trabalho com associações e cooperativas da agricultura familiar e do extrativismo de todo o estado de MT.

https://www.nativanews.com.br/agroneg_cios/id-1043236/associa__o_comuni…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.