VOLTAR

Assentamentos rurais e áreas indígenas de Mato Grosso ganham escolas

24 Horas News-Cuiabá-MT
14 de Mai de 2003

A Secretaria de Estado de Educação, em parceria com o Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola), concluiu e está entregando oito escolas construídas especialmente em assentamentos rurais e áreas indígenas. Em Várzea Grande, foi inaugurada, no último sábado, a escola do Assentamento Rural "Sadia III", com quatro salas de aulas. Já está marcada para junho a inauguração da escola do Assentamento Rural "Taquaral", em Santo Antonio do Leverger. Todas as escolas estão sendo equipadas, para serem entregues em breve às comunidades.

Os assentamentos rurais foram escolhidos por sua localização nas Zonas de Atendimento Prioritário, regiões mais populosas de Mato Grosso, onde residem 964.389 pessoas, ou cerca de 40% da população total do Estado. Outros critérios para escolha dos assentamentos contemplados foram o número de alunos, sua legalização junto ao Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e mais de cinco anos de existência.

As escolas possuem salas de aulas, bloco administrativo com diretoria, secretaria, sala de coordenação e dos professores, banheiros, pátio coberto central, que une todas as instalações, cozinha e cantina. As escolas possuem ainda um prédio em anexo, que serve de alojamento para os professores, com quartos e banheiros.

Todas as escolas serão entregues às comunidades completamente mobiliadas e equipadas. Nas escolas de assentamentos rurais, a sala dos professores possui antena parabólica, televisor e videocassete. Os alunos têm à disposição sala de informática com cinco microcomputadores e impressora. A gestão escolar conta com três microcomputadores, sendo um para a direção, duass impressoras jato de tinta, copiadora, retroprojetor, mimeógrafo a tinta, máquina de escrever elétrica e calculadora eletrônica. As cozinhas são equipadas com fogão semi-industrial, geladeira, freezer, liquidificador industrial e dois botijões de gás.

As escolas de áreas indígenas possuem salas de aulas com mesa e cadeiras para alunos e professor, armários e ventiladores. O setor administrativo conta com armário, arquivo, estante, mesas, máquina de escrever elétrica, calculadora eletrônica, televisor de 20 polegadas, videocassete, antena parabólica e mimeógrafo a tinta, além de cozinha com fogão semi-industrial, geladeira e dois botijões de gás.

Estas escolas foram construídas conforme projeto modelo do Fundescola, seguindo padrões mínimos de qualidade, adequados a espaços educativos. A ventilação, a iluminação e a salubridade foram cuidadosamente planejadas. O pé direito dos prédios é de 2,60 metros, foi privilegiada a iluminação natural e a parede é de revestimento lavável

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.