VOLTAR

Assentados e índios voltam a clima de guerra no Amônea

A Tribuna-Rio Branco-AC
16 de Jun de 2003

A disputa de uma área de terra às margens do rio Amônea, em Marechal Thaumaturgo, poderá gerar um conflito entre agricultores assentados pelo Incra e os índios Apolina e Apiut, da região. O alerta foi feito ontem pelo vereador José Maria (PC do B), daquele município. Segundo o denunciante, o clima não é bom e há risco, inclusive, de haver confronto, pois os indígenas não querem ceder a área para a exploração agrícola por parte das mais de 70 famílias que moram na região, inclusive índios, só que em minoria.

Preocupado com a situação, o vereador confirmou que manteve contato com o superintendente do Incra, em Rio Branco, Raimundo Cardoso de Melo, que se prontificou a visitar aquela comunidade no mês de julho para junto com a Funai e o Ibama encontrar uma saída pacífica para o impasse.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.