VOLTAR

Assembléia indígena no Rio Negro (AM) elege nova diretoria da Foirn

Site do ISA-Socioambiental.org-São Paulo-SP
03 de Nov de 2004

A Foirn - Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro reuniu cerca de 200 pessoas na maloca da sua sede na cidade de S. Gabriel da Cachoeira (AM) entre os dias 28 e 30 de outubro e elegeu a diretoria para o período 2005-2008. Foi a VI Assembléia Geral eletiva da Foirn, que completou 17 anos de existência, trajetória registrada no vídeo institucional "Nós, indígenas do Rio Negro", lançado durante o evento.

Os eleitos para a nova diretoria da Foirn foram escolhidos previamente em assembléias organizadas pelas cinco coordenadorias sub-regionais, conforme prevê o novo Estatuto da Federação, aprovado em 2002. As sub-regionais são as seguintes: CAIMBRN - Coordenadoria das Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro, CAIARNX - Coordenadoria das Associações Indígenas do Alto Rio Negro e Xié, CABC - Coordenadoria das Associações Indígenas Baniwa e Coripaco, Coitua - Coordenação das Associações Indígenas do Rio Tiquié, Baixo Uaupés e Afluentes e Coidi - Coordenação das Associações Indígenas do Distrito de Iauaretê. Essas sub-regionais são instâncias intermediárias - políticas e administrativas - entre as mais de 50 associações de base e a cúpula da Federação.

No segundo dia da Assembléia Geral coube aos 97 delegados presentes, indicados previamente pelas sub-regionais, escolher o diretor-presidente e apontar os rumos gerais a seguir nos próximos anos, no marco do Programa Regional de Desenvolvimento Indígena Sustentável do Rio Negro.

O diretor-presidente eleito com 44 votos foi Domingos Barreto, 38 anos, tukano da comunidade de S. Domingos no Alto Tiquié. Ele foi presidente da Atriart - Associações das Tribos Indígenas do Alto Tiquié, de 1994 a 1999, e vice-presidente da Foirn no mandato que está se encerrando (2000-2004).

Em segundo lugar, com 30 votos, André Fernando, 33 anos, baniwa da comunidade Tucumã Rupitã, Alto Içana. Foi presidente da Oibi - Organização Indígena da Bacia do Içana, de 1996 a 2000, e novamente eleito para 2004-2008; foi presidente do Conselho Diretor da Foirn em 2003/2004, membro da CABC e ex- presidente do Conselho Municipal de Saúde.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.