VOLTAR

Assembleia debate alternativa energética para o Estado de RR

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br
02 de Jun de 2015

Assembleia debate alternativa energética para o Estado de RR
Entidades federais e não governamentais, além de órgãos ambientais do Estado, vão discutir potencial solar e eólico para Roraima

RIBAMAR ROCHA

A Assembleia Legislativa de Roraima realiza amanhã, dia 03, audiência pública para discutir a matriz energética do Estado, considerando novas tecnologias e fontes renováveis. O movimento inicia a partir das 9h, no plenário da Casa, e faz parte da semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente.

O requerimento, de autoria do deputado estadual Evangelista Siqueira (PT), foi aprovado por unanimidade. Já estão confirmados representantes da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Instituto Socioambiental (ISA), Instituto Federal de Roraima (IFRR) e os órgãos governamentais do Estado ligados ao meio ambiente.

"Cada um vai trazer sua visão do que temos e o que é possível, além de discutir o potencial energético do Estado de forma abrangente, apresentando fontes de energia alternativa. Sabemos que o Estado apresenta um potencial muito grande de energia solar e eólica. Temos que investir e fomentar essa discussão", disse.

O parlamentar ressaltou que a criação de energia vem sendo alvo de grandes discussões e estudos para utilização devido aos problemas ambientais ocasionados principalmente pela poluição. "A utilização de energias renováveis passa a ser a melhor opção e sem danos ambientais", justificou.

Considerando que o Brasil está na décima posição entre as nações que mais investem em energias renováveis, Siqueira observou o grande potencial que Roraima tem, tanto na energia solar como na eólica, e destacou a existência de estudos sobre geração de energia eólica na região da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, feitos pela Universidade Federal do Maranhão, Instituto Socioambiental e Conselho Indígena de Roraima (CIR).

O deputado destacou os experimentos da Universidade Federal de Roraima, que no ano passado investiu mais de R$ 100 mil em postes solares para iluminação do campus universitário. "Esses postes produzem energia limpa, renovável e gratuita. Após a fase de testes, serão implantadas mais 25 unidades nos três campi da UFRR", disse, ao acrescentar que existem estudos e pesquisas que buscam demonstrar a viabilidade da construção de uma usina de tratamento térmico do lixo para geração de energia limpa.

Conforme o deputado, o assunto é importante para Roraima devido à dependência da energia fornecida pela Venezuela, por meio do linhão de Guri, instável em alguns momentos. "Queremos fomentar uma discussão acerca do potencial energético de Roraima, sobretudo no campo das energias renováveis", frisou.

Ele disse que espera que o resultado da audiência se converta em projetos concretos para o Estado de Roraima. "Ao final, será elaborada a Carta de Intenção, que será enviada aos órgãos do Governo do Estado e entidades da sociedade civil organizada para que todos tomem conhecimento do que foi apresentado e debatido", frisou. (R.R)

http://www.folhabv.com.br/mobile/?nav=noticia&id=7570

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.