VOLTAR

Assembléia das Lideranças Indígenas do Vale do Javari no Amazonas

Cimi - http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=3771&eid=350
08 de Abr de 2009

O 10o Encontro de Lideranças Indígenas do Vale do Javari aconteceu na Comunidade Massapé, dos povos Kanamary, situada no Alto Rio Itacoaí, nos dias 27 a 30 de março de 2009. Estiveram presentes cerca de 100 pessoas entre representantes de cinco povos(Marubo, Matis, Kanamary, Mayoruna e Kulina); representantes da Funai, Funasa, Semai, Semed, Sepro, Ação Social da Prefeitura, alguns vereadores e ainda o presidente da câmara de vereadores de Atalaia do Norte - Ricardo Marubo (filho de pai indígena) e os parceiros: CTI, UFAM, CIMI, ASASEVAJA.

Foi um encontro festivo, mas também polêmico. Festivo, por que os Kanamary ainda conservam fortemente seus costumes tradicionais, suas festas, etc. É a primeira vez que uma comunidade Kanamary sedia uma assembléia. Eles iniciaram a assembléia com uma manifestação cultural com cantos em homenagem a Edílson Kanamary, forte liderança que faleceu no último dezembro - mais uma vítima de hepatite.

Muitos temas foram abordados, porém, os mais polêmicos continuam sendo a saúde e a educação. Em relação à saúde, algumas das reclamações dos indígenas têm a ver com falta de medicamentos, de pólos base e com o fato da equipe de enfermagem fazer visitas demasiado breves às comunidades. A ação da Funasa continua precária, omissa, burocrática, dependente de Manaus e de Brasília, e não respondendo às necessidades da população.

O número de indígenas com hepatite e malária é gritante. O gerente de endemias do Distrito, Desimar Freitas, ressalta a gravidade da situação: "É o maior problema constatado na ação emergencial realizada no ano passado. Em 2008, tivemos mais 126 casos de malária. Com a vinda do pessoal de Brasília, do DESAI, eles viram a situação. Eu estou em contato diário com eles. Eles perguntaram por que deu mais malária em 2008 do que em 2007. Vieram bombas borrifadoras, mas já usadas. Veio Exército, Marinha, usaram helicóptero. E ninguém ficou aqui. A malária exige continuidade de cuidados de prevenção. Não temos recursos: 17 pessoas. Não é suficiente. Perguntaram por que tanta malária e o que precisamos. Fomos ignorados em Brasília. Até disse que se não fôssemos atendidos que haveria mais malária em 2008 do que em 2007. Agora só tenho duas bombas de fazer fumaça. Só o Maronal precisaria de 5... Algumas propostas foram apresentadas em dezembro no Conselho. Estavam lá todas as etnias presentes. A proposta está na ata. Se não for de aquele jeito vai aumentar a malária. Trata-se de necessidade de recursos humanos. Melhorou a parceria com o Estado. A partir de 8 de Abril, estamos entrando em todos os pólos para fazer fumaça, borrifação, coleta. Estou deixando equipe mínima - uma por pólo base. Um microscopista para ajudar o pessoal da aldeia. Não é fácil. Só de combustível é 12 mil litros. Só estamos trabalhando em cima do problema e não estamos fazendo prevenção. Não estou tratando dos criadores - que é onde os carapanãs desovam, pois não tenho gente. No primeiro trimestre já temos 500 casos de malária e isso porque estamos numa época calma. Quando tiver poços de água e se não tivermos quem controle, o bicho vai pegar de novo. Vamos ver se conseguimos contratar mais gente para a equipe de malária. A ver se conseguimos um canoão de forma a chegar às comunidades Maronal, e 31...e não uma embarcação bonitinha".

O Cacique Antonio Flores Mayoruna manifestou que sua preocupação é pedir para Funasa construir uma farmácia. Ele pediu à Funasa material para construção, mas não recebeu material suficiente. Ele perguntou à coordenadora técnica, Maiara, quando ela irá encaminhar um enfermeiro auxiliar para aldeia dele. O enfermeiro designado fica no pólo.

Segundo outro representante da Funasa: "Para a questão pólos bases há dinheiro estimado de 157.800 reais. Porém ainda não foi feito nada. O Distrito do Vale do Javari não tem dinheiro. Tudo é feito por Manaus".

Educação

A respeito da situação da Educação estão aqui alguns apelos dos próprios indígenas:

General Kanamary cobrando da educação. "Construímos a nossa parte, a escola, como colaboradores dentro da aldeia. Não vejo as autoridades fazer escola bonita ajudando numa educação melhor para nosso povo. Quero que aconteçam as coisas nas comunidades. Já fui a Brasília e nada...Porque além dos professores contratados nos Marubo ainda tem vocês e nós aqui não temos ninguém".
Ninha Kanamari: Educação diferenciada... "Falavam agora de pólo de educação. Nós Kanamari começamos a ter, mas depois acabou. Não sei por quê! Acho que foi tirado daqui e foi para outro rio. Como índio, fico muito triste quando um parente meu vai para a cidade sem nada para fazer, bebendo...Se tivéssemos pessoas formadas e junto com os indígenas....Escola de branco é um perigo. Índio quando se acostuma a beber, quando se acostuma com as coisas de branco, depois é difícil voltar para a aldeia com seu jeito de viver. Nós, Kanamari, a Funai e os parentes estão aí e estão vendo as nossas dificuldades: sem material, sem merenda... Como vamos cobrar da prefeitura se nem apoio dá para a gente!? Para não falar de curso de formação que está atrasado mesmo. Nós professores não temos apoio de nada".
Os indígenas manifestaram seu agradecimento ao coordenador da Funai de Atalaia (Tota), pelo o apoio, incentivo e interesse nas necessidades e resolução dos seus problemas.
Todos os participantes da assembléia, juntos com as mulheres e crianças que estávamos na aldeia festejamos com muita alegria, dança a vitória da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, que "também é nossa".

Carta das lideranças

Agradecimento à Sociedade e ao Povo Brasileiro sobre Votação da terra Contínua
Terra Indígena Raposa Serra do Sol

Obrigado às organizações: não governamentais, associações locais, lideranças dos movimentos sociais, lideranças indígenas, organizações de direitos humanos, organização das nações unidas, pessoas voluntárias simpatizantes do movimento indígena, antropólogos, funcionários da FUNAI, assessores de imprensas das organizações, orientadores, pessoas que acompanharam direto ou indiretamente os sofrimentos de cada família indígena desesperados sobre esse julgamento pela defesa do território, lideranças Makuxi, Tawrepang, Patamona, Ingarikó e Wapichana, organizações indígenas do estado de Roraima, que acompanham a situação dos parentes que vem apresentando situação e conseqüência encaradas, assessores jurídicos nacionais e internacionais que acompanharam, as organizações que apoiaram com manifestações, operacionais e financeiros, documentos, abaixo assinados, cartas e tantos outros manifesto, pela defesa da demarcação da terra continua RAPOSA SERRA DO SOL.

Também as autoridades que votaram a favor desse julgamento que tanto esperávamos e agora começando a nossa nova história. Tal votação, não foi para prejudicar o povo Brasileiro, mas para dar autonomia e condições de sobrevivência aos povos indígenas, os verdadeiros habitantes, antes da chegada dos europeus nesta terra chamada Brasil.

Consideramos que as reivindicações dos povos indígenas são, diante dos genocídios, conforme são contadas na história do nosso passado e que essa conquista dos povos indígenas e a consideração dos ministros não é mais do que um dever de proteger a vida dessa diversidade étnico-cultural dos povos, tão humilde e simples, quando sempre fomos tão descriminados como são citados (Atraso ao progresso da nação e da soberania nacional? Muita terra para pouco índio?).

Com tudo, a conquista ainda é pouca. Mas, obrigado às autoridades que opinaram e fizeram valer a constituição que garante este direito dos povos indígenas. As luzes da natureza pairam sobre vocês, que nossos deuses protejam a todos os Ministros que votaram em favor dos povos indígenas, que hoje são bem vindo a vossa decisão, "e que seja abençoado aqueles que votaram contrário para que de pé possam aplaudir a nossa vitória".

Obrigado e tenhamos uma boa comemoração de todos nós. Pois no Vale do Javari, iremos homenagear essa data tão importante no nosso X - ENCONTRO GERAL DE LIDERANÇAS INDIGENAS DO VALE DO JAVARI, que se realiza nos dias 27 à 29/03/2009. Parabéns ao CIR, COIAB, FOIRN e CIVAJA, que sempre apresentaram preocupação sobre a RAPOSA SERRA DO SOL nas grandes manifestações em nível nacional e internacional. "Somos brasileiros e não desistimos nunca"

Obrigado

Clóvis Rufino Marubo
Pelas Líderanças Indígenas do Vale do Javari

Atalaia do Norte - AM, 20 de Março de 2009.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.