VOLTAR

"Árvore Voadora" leva alunos da Uepa a evento nacional

SEMA/PA - www.sectam.pa.gov.br
Autor: Ericka Pinto
28 de Jul de 2009

Você já viu uma árvore voar? Essa é a proposta que um grupo de alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Serviço Social da Universidade do Estado do Pará (Uepa) pretende mostrar no 2o Redbull Flugtag, evento realizado em agosto próximo, em São Paulo. O concurso pretende valorizar a originalidade e a criatividade no processo de invenção de objetos voadores, já tendo percorrido, em 77 edições, 55 diferentes cidades em vários países. No Brasil, ainda será realizada a segunda edição no dia 15 de agosto, no Parque Ecológico do Tietê, que busca a expansão, visando se tornar o maior parque linear do mundo.

A organização do evento garante passagem e hospedagem aos participantes, além de ajuda de custo para a construção dos aviões. O objetivo é reunir equipes de 3 a 5 pessoas, com a intenção de projetar e construir suas próprias máquinas voadoras e pilotá-las. A construção desses "aviões caseiros" pode ser feita em qualquer material, desde que esteja de acordo com as especificações do regulamento e vise atingir a maior distância no voo, para pousar na água.

Apelo ambiental - Os participantes paraenses, que atendem pelo nome de "equipe dicotiledônio", nome que faz referência à árvore que os inspirou, viram no evento uma oportunidade de exercitar a criatividade e fazer um apelo ambiental com foco nas questões amazônicas, de uma maneira divertida e inusitada. "Quando pensamos no projeto de uma árvore, além de traduzir uma identidade amazônica, também pensamos no local onde ocorreria o evento, em como isso traria visibilidade para nossa região", ressaltou Gabriele Gomes, uma das integrantes da equipe e aluna do 2o ano de Engenharia Ambiental da Uepa.

A equipe ainda é composta por Carla Caciana de Moraes, estudante do curso de Serviço Social, e Bruno Leal Siqueira, Érika Castilho Brasil e Pedro Coelho de Resende Neto, alunos do curso de Engenharia Ambiental da Uepa. O projeto recebe orientação de Miguel Pereira de Lima e do professor Alacy Rodrigues, ambos profissionais de Design.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.