VOLTAR

Artuzi se reúne com novos capitães que solicitam melhorias para as aldeias

Dourados Informa - http://www.douradosinforma.com.br/noticia.php?id_noticia=97550
09 de Jan de 2010

O prefeito Ari Artuzi recebeu nesta sexta-feira (08), os dois novos capitães das aldeias Jaguapiru e Bororó, Vilmar Machado e César Isnarde, respectivamente e o conselho que apóia as capitanias. Os representantes da comunidade indígena, eleitos no último fim de semana, levaram ao prefeito as propostas de trabalho, durante o tempo em que vão permanecer no comando.

Entre essas propostas, assuntos que envolvem diretamente o poder público municipal, como a recuperação das estradas nas aldeias. Os capitães conversaram com o prefeito sobre a possibilidade do município realizar esse trabalho.

Artuzi lembrou que a prefeitura está impedida de usar matéria prima (cascalho) da Reserva Indígena, para recuperar as vias. Logo no início da administração, o prefeito tentou executar esse serviço, mas havia um impedimento por parte do Ministério Público Federal(MPF), desde a administração anterior.

O prefeito solicitou aos dois líderes indígenas, que encaminhem esta solicitação à Procuradoria da República em Dourados e que peçam a liberação do cascalho. Mas enquanto o assunto não se resolve, Artuzi determinou à Secretaria de Obras que disponibilize à Reserva, maquinários para patrolar as ruas.

A preocupação dos índios é com a entrada de ambulância, trânsito de veículos escolares e até mesmo com o escoamento da produção agrícola. O grupo informou que quando chove ninguém consegue sair de suas casas, por conta das más condições de praticamente todas as estradas.

Segundo as lideranças, isso tem prejudicado muito a vida da comunidade. Outra solicitação, e que Artuzi prontamente determinou ao setor responsável que atendesse o grupo, diz respeito á iluminação pública em uma via principal que corta as duas aldeias, numa extensão de aproximadamente seis quilômetros.

As lideranças da comunidade Jaguapiru e Bororó informaram que entre a Missão Caiuá e a escola Tengatui Marangatu, não há iluminação e esta é uma via de movimento intenso, principalmente de estudantes. O prefeito determinou levantamentos através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), para que o serviço seja feito.

Artuzi disse aos novos capitães que a prefeitura está de portas abertas para trabalhar em parceria com os indígenas. O prefeito também se colocou a disposição, para ouvir todas as reivindicações e realizar melhorias, ou até mesmo intervir junto aos órgãos estaduais e federais, para pleitear os benefícios que precisam ser levados às duas aldeias.

Fonte: Assecom

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.