VOLTAR

Artesanato indígena será apresentado para lojistas de grandes centros comerciais, no AM

Portal Amazonia http://portalamazonia.com
Autor: Diego Oliveira
19 de Mar de 2019

Sem dúvidas, o artesanato indígena é um dos principais destaques do turismo amazonense. Visando a divulgação dessa cultura, o Projeto Brasil Original realizará uma rodada de negócios para os indígenas do Amazonas, com a participação de 12 lojistas oriundos dos maiores centros comerciais de artesanato do país, como por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Recife e Minas Gerais.

O evento vai acontecer em dois momentos. O primeiro no dia 28 de março, no município de Benjamim Constant, e o segundo em 1o de abril, no Parque do Mindu, na capital amazonense.

De acordo com a gestora do projeto Brasil Original, Lilian Silva Simões, a ação, além de promover novos mercados, mostrará a realidade dos artesões do Amazonas. "É uma rodada especifica para o artesanato, não vai ter mistura, a demanda será 100% para o artesanato indígena. Inclusive, existem etnias que nunca tiveram uma oportunidade parecida, para eles é o momento certo de conhecer o mercado", afirmou.

Para a rodada de negócios, participarão etnias do Alto Solimões, dentre os convidados são Kanamari, Kulina, Katukina, Marubo, Korubos, Matis, Maiouruna e Ticunas. Já os representantes do Alto Rio Negro serão as etnias Baniwa, Tariana, Baré, Kuripaco,Tukano, Yanomami, Dessana e Pira-Tapuia.

Todos os artesãos que desejam participar do evento, devem realizar sua inscrição na Secretaria de Cultura e Turismo de Benjamin Constant, na praça Frei Ludovico, ao lado do Banco do Brasil, ou pelo telefone (97) 99156-4457.

Força da cultura

No dia 28 de março, os empresários que participarão da rodada de negócios vão assistir a uma apresentação cultura feita pelos índios Matis. "É uma forma dos indígenas mostrarem toda a beleza do trabalho deles. Dessa vez, o mercado vai ao encontro desses produtores. O legal é que as obras serão avaliadas por profissionais especializados na área", afirmou a coordenadora.

O evento está sendo organizado pelo Sebrae, programa Brasil Original em parceria com a Fundação Estadual Indígenas - FEI, FUNAI, prefeitura de Manaus através da Semtepi, Setrab e a prefeitura de Benjamin Constant.

Sobre projeto

O projeto Brasil Original é desenvolvido pelo Sebrae e tem o objetivo de reposicionar o artesanato perante o mercado. Durante o projeto, são feitas diversas capacitações com artesãos, para que os seus produtos sejam mais valorizados, além de ações para promoção comercial do artesanato.

http://portalamazonia.com/noticias/artesanato-indigena-sera-apresentado…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.