VOLTAR

Arte quilombola

O Globo, Negócios & cia, p. 28
Autor: OLIVEIRA, Flávia
20 de Nov de 2009

Arte quilombola

Flávia Oliveira

No Dia da Consciência Negra, a coluna homenageia as mulheres de 34 comunidades quilombolas de Oriximiná (PA), que participam do projeto Artesanato do Quilombo, parceria da Arqmo (associação local) e da Comissão PróÍndio de São Paulo (CPI-SP). Cerca de cem mulheres foram capacitadas. Elas usam sementes, cipós e o ouriço da castanha do pará coletados na Floresta Amazônica (foto) para produzir bijuterias, utensílios e peças de decoração. Os produtos são vendidos em Oriximiná e em São Paulo.

Até uma loja dos EUA já levou mercadorias para revender. A CPI-SP mantém ponto de venda em seu escritório para ajudar na aproximação com compradores. Mas no momento, o projeto está sem patrocínio, o que dificulta o desenvolvimento e a divulgação de novos produtos.

O Globo, 20/11/2009, Negócios & cia, p. 28

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.