VOLTAR

Arte e vida dos povos indígenas do Amapá e norte do Pará

Funai - http://www.funai.gov.br
25 de mar de 2010

No próximo dia 29 de de março, em Macapá, o Iepé - Instituto de Pesquisa e Formação em Indígena, em parceria com o Museu do Índio - Funai, Museu Kuahí dos Povos Indígenas do Oiapoque, Petrobrás e Iphan lançam os livros "Turé dos Povos Indígenas do Oiapoque" e " Arte visual dos povos Tiriyó e Kaxuyana: padrões de um estética ameríndia". No mesmo dia ocorrerá a inauguração da sede da biblioteca do Pontão de Cultura "Arte e Vida dos Povos Indígenas do Amapá e norte do Pará" e de uma exposição itinerante sobre a festa do turé.

O lançamento dos livros e a inauguração da biblioteca e da exposição são o resultado das ações de valorização do patrimônio cultural indígena dos povos da região do Amapá e do norte do Pará, que o Iepé vem desenvolvendo nos últimos anos, em parceria com vários órgãos de governo, como a Funai e o Iphan, e outras entidades e instituições.

Segundo o secretário-executivo do Iepé, Luís Donisete B. Grupioni, o evento do dia 29 tem um significado especial: "É um momento em que vamos difundir o resultado de várias ações de valorização cultural, que tiveram origem em oficinas realizadas nas aldeias, em que diferentes segmentos comunitários discutiram e produziram registros sobre seus próprios patrimônios culturais, como no caso dos registros da arte gráfica tiriyó e kaxuyana e da festa do turé, dos povos indígenas do Oiapoque. E também faremos a abertura da biblioteca do Pontão de Cultura, especializada na temática indígena, que será uma referência sobre os povos indígenas em Macapá". O Pontão de Cultura, do Iepé, que conta com apoio do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, desenvolve atividades nas terras indígenas do Amapá e também na cidade de Macapá, oferecendo cursos sobre a temática indígena para a sociedade envolvente.

De acordo com o diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho, "iniciativas como essas reforçam nos índios a importância de se preocuparem com a continuidade de suas manifestações culturais". O Museu do Índio, da Funai, é co-editor do livro sobre a festa do Turé.

O evento tem início as 19:00hs, na sede do Iepé em Macapá (Rua Raimundo Álvares da Costa, 1.689).

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/1_semestre_2010/marco/un2010_1…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.