VOLTAR

Arquivo Nacional lança exposição sobre a história indígena

Portal Brasil brasil.gov.br
09 de Jun de 2017

A exposição Itinerários Indígenas é lançada nesta sexta-feira (9) no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. A mostra está organizada em dois módulos, com 200 documentos, entre reproduções e originais de acervos públicos e privados, compreendidos entre os séculos XVI e XX.

No encerramento da 1ª Semana Nacional de Arquivos, o Arquivo Nacional irá promover o debate sobre o resgate das memórias dos povos indígenas e dos movimentos negros e LGBTs.

A cerimônia de lançamento conta com a exibição do filme ÔRÍ (1989, 131 min.), dirigido pela socióloga e cineasta Raquel Gerber. O filme, narrado por Beatriz, apresenta sua trajetória pessoal como forma de abordar a comunidade negra.

Exposição

A exposição Itinerários Indígenas engloba documentos relativos a etnias, rituais, regiões, narrativas de viagens, economia e política. O contato entre europeus e indígenas emerge no acervo do Arquivo Nacional nas narrativas de viagens e gravuras reunidas em livros que circulam desde o século XVI.

Completa a exposição o vídeo Descaminhos, elaborado a partir de filmes e fotografias de várias épocas. As imagens mostram a vida dos indígenas desde a chegada dos europeus até as imagens e vozes contemporâneas de índios que descrevem a imensa dificuldade em enfrentar grandes empresas e latifundiários em busca de segurança e sobrevivência.

http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2017/06/arquivo-nacional-l…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.