VOLTAR

Área interditada para os atroaris

O Estado de São Paulo
24 de Ago de 1974

Um decreto assinado pelo presidente Geisel interdita uma área na margem direita do rio Alalaú, para a qual deverão ser agrupados os índios Waimiri-Atroari. A Funai terá poderes para impedir ou restringir o ingresso, trânsito e permanência de pessoas ou grupos cujas atividades sejam consideradas nocivas ou inconvenientes, e deverá demarcar as terras efetivamente ocupadas pelos índios.

Algumas famílias Bororo, que vivem sem assistência, estão se transferindo para Merure, por iniciativa do chefe Eugenio Rondon, o primeiro índio a integrar o Conselho Indigenista Missionário. Em São Paulo, Orlando Villas-Boas informou que a transferência dos índios Panará (Krenhakore) para o Parque do Xingu foi adiada em virtude de surtos de meningite.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.