VOLTAR

Área de Preservação Ambiental do Juá deve ser ampliada

G1 - http://g1.globo.com/
10 de Nov de 2013

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Santarém, oeste do Pará, planeja aumentar o limite da Área de Preservação Ambiental (APA), do Juá, localizado às margens da rodovia Fernando Guilhon, para reforçar o cuidado com o meio ambiente naquele local.

Segundo o secretário Podalyro Neto, o local que tem aproximadamente 100 hectares, foi criado por lei municipal no final de 2012 para proteger o Lago do Juá, mas não cumpre integralmente o papel de proteção ambiental, uma vez que boa parte está inserida na Área de Preservação Permanente (APP) do igarapé do Juá. O aumento ideal da APA Juá seria definido após estudos.

"Talvez, num estudo desses, a gente possa propor um prosseguimento do limite da unidade emendando com a APA Alter do Chão. Com isso, a gente estabeleceria um corredor ecológico a partir de Santarém com a Floresta Nacional do Tapajós. Seria a APA Juá emendando com a APA Alter do Chão, o município de Belterra já com a APA Aramanaí, e termina com a Flona do Tapajós", informou o secretário de meio ambiente.

A realização do estudo para ampliação da área de preservação depende também de diálogo com a Câmara de Vereadores, que pretende fazer do Lago do Juá o único manancial protegido dentro da área urbana de Santarém.

O local foi desmatado para a construção de empreendimento imobiliário há mais de um ano, localizado às margens da rodovia Fernando Guilhon. As obras foram paralisadas em dezembro de 2012, após a empresa ter o licenciamento cancelado e remetido ao governo do Estado, que garantiu a retomada da obra no loteamento com apresentação de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e que o número de lotes a serem comercializados deverá ser reduzido.

http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2013/11/area-de-preserva…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.