VOLTAR

Araucárias inicia regularização fundiária

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
06 de Jun de 2013

A equipe gestora do Parque Nacional das Araucárias, localizado no meio oeste de Santa Catarina, começa a avançar no processo de regularização fundiária, com a realização das primeiras indenizações de áreas particulares situadas no interior da unidade de conservação (UC). Foram adquiridas duas pequenas propriedades, com recursos de compensação ambiental. Outras duas estão em fase final dos procedimentos, junto à Coordenação de Regularização Fundiária. Com essas quatro aquisições, serão comprados 96,9 hectares por cerca de R$1,3 milhão.

De acordo com o Plano de Manejo da UC, uma das áreas está na Zona Primitiva, possibilitando o uso para pesquisas científicas, monitoramento e educação ambiental. As outras três áreas são classificadas como Zona de Ocupação Temporária e futuramente serão incorporadas a uma das zonas permanentes da unidade. Embora as áreas adquiridas contemplem menos de 1% dos 12.841 hectares do parque, o início das indenizações é extremamente relevante para a gestão da unidade, pois é mais um passo para a implementação efetiva da unidade e maior aproximação com a sociedade.

http://www.icmbio.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=artic…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.