VOLTAR

Ararajubas resgatadas do tráfico fazem primeira postura de ovos na Flona Carajás

Ambiente Brasil
07 de Mai de 2008

Um casal de Ararajubas (Guarouba guaruba) resgatado do tráfico de animais silvestres pelo Ibama fez a primeira postura de ovos, no último dia 21, no Parque Zoobotânico da Flona de Carajás. O macho foi apreendido em Belém, e a fêmea, resgatada pelo Ibama em Marabá. São 28 dias entre a postura dos ovos e o nascimento dos filhotes.

Os animais foram encaminhados ao Parque Zoobotânico devido ao trabalho que é realizado visando à reprodução de espécies ameaçadas de extinção, o que envolve a sexagem e posterior pareamento. A espécie está ameaçada de extinção e seu habitat está restrito ao Pará e parte do Maranhão. Segundo a analista ambiental Franciléia Lobo, do Núcleo de Fauna do Ibama em Marabá, é de grande importância "o fato do bicho estar sendo reproduzido aqui no seu estado de ocorrência, com a finalidade de subsidiar posteriores programas de repovoamento".

O Programa de Reprodução é uma das condicionantes do licenciamento das minas de ferro e manganês na Serra dos Carajás. Além do trabalho de reprodução de espécies em risco de extinção, o local recebe alguns exemplares silvestres apreendidos em operações contra o tráfico de animais na região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.