VOLTAR

Araguaia ganha cena no FICA

O ECO - www.oeco.com.br
Autor: Cristiane Prizibisczki
11 de Jun de 2010

Prefeitos e representantes dos 18 municípios goianos da Bacia do Rio Vermelho e Vale do Araguaia se reuniram nesta quinta (8) na Cidade de Goiás para discutir seu futuro comum nas próximas décadas. Eles estão preocupados com a crescente degradação da área, já frágil geologicamente e que sofre cada vez mais com a ação do homem.

A bacia hidrográfica do Rio Vermelho é uma das maiores e mais importantes sub-bacias do lado goiano da grande bacia Araguaia-Tocantins. Historicamente, a região de suas nascentes foi alvo da "corrida do ouro", e nas ultimas três décadas assistiu ao incremento da atividade de pecuária exportadora e da agricultura que se estendeu por toda a bacia, principalmente em áreas de relevo mais aplainado.

O relevo regional, aliás, foi o fator primordial para sua dinâmica de ocupação, que se deu na depressão do Araguaia num primeiro momento e depois foi avançando sobre áreas mais elevadas e frágeis, com elevado potencial de erosão. Atualmente, a região conta com uma grande superfície gerada pelo arrastamento e aplainamento do terreno mais elevado.

Estudo realizado pela Universidade de Goiás mostra que o avanço da fronteira agropecuária tem comprometido seriamente o domínio Cerrado, interferindo cada vez mais no processo natural de aplainamento destas superfícies. Em todo o Vale do Araguaia, o desmatamento já atinge 43% do Cerrado local.

Para tentar diminuir estes e outros problemas ambientais da região, os prefeitos e representantes das 18 cidades estudam a criação de um fórum permanente sobre o Vale do Araguaia. O debate sobre o tema aconteceu durante atividade paralela do XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA).

Os participantes do encontro, que reuniu também pesquisadores no tema, trocaram ainda dados sobre o cerrado, compartilharam metodologias de pesquisas e, principalmente, apontaram formas de combater os problemas que ameaçam o bioma. Entre as saídas apontadas está o cumprimento da legislação ambiental brasileira, lembraram os participantes, em uma referência direta às discussões sobre a mudança do Código Florestal.

http://www.oeco.com.br/fica2010/24040-araguaia-ganha-cena-no-fica

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.