VOLTAR

Aquecimento já provoca mudança em gene animal

FSP, Ciência, p. A18
09 de Jun de 2006

Aquecimento já provoca mudança em gene animal
Aves, insetos e esquilos no hemisfério Norte estão alterando ciclo reprodutivo
Pesquisadores dos EUA afirmam que espécies se reproduzem mais cedo para se adaptar a mudanças na duração das estações do ano

STEVE CONNOR
DO "INDEPENDENT"

Algumas espécies animais estão se modificando geneticamente para se adaptar às rápidas mudanças climáticas no espaço de apenas algumas gerações, afirmam cientistas.
Animais pequenos em particular, que se reproduzem rapidamente -como esquilos, alguns pássaros e insetos-, estão desenvolvendo novos padrões de comportamento para aumentar as suas chances de sobrevivência e de adaptação.
Os cientistas dizem que várias adaptações genéticas servem para lidar com mudanças na duração das estações do ano.
Animais maiores e espécies que se reproduzem lentamente podem, por outro lado, ter dificuldade em lidar com a mudança climática porque suas populações não podem se adaptar geneticamente tão depressa quanto as criaturas menores e de ciclo de vida mais rápido.
"Estudos mostram que, ao longo da última década, a mudança climática acelerada levou a alterações genéticas hereditárias em populações animais", disse Christina Holzapfel, da Universidade do Oregon em Eugene (EUA).
Exemplos incluem os esquilos-vermelhos do Canadá, que estão se reproduzindo mais cedo e toutinegras (uma espécie de pássaro) alemãs que migram e chegam mais cedo aos seus ninhos. William Bradshaw, professor de biologia na mesma universidade, disse que o aquecimento global ocorre a uma taxa mais rápida em latitudes mais altas, o que aumenta o período de crescimento e diminui os estresses causados por invernos extremos.
Expansões e mudanças são atribuídas à "plasticidade fenotípica", a habilidade dos indivíduos de modificar comportamento, morfologia ou fisiologia respondendo à alterações nas condições do ambiente.
No entanto, além dessas mudanças de comportamento, os cientistas apontam para mais outra mudança, genética, que estaria sendo causada pela mudança climática acelerada.
"Sempre haverá vencedores e perdedores num mundo onde o clima está mudando tão rápido como tem acontecido em partes do hemisfério Norte", disse Bradshaw.

Estações
"As adaptações para as mudanças nas estações provavelmente virão primeiro porque afetarão menos o potencial de reprodução dos indivíduos. É o padrão que está emergindo", disse Holzapfel.
"Ainda há dúvidas quanto às taxas relativas de mudanças ambientais e evolutivas, mas está claro que, a menos que as mudanças profundas sejam incorporadas, as comunidades naturais às quais estamos familiarizados deixarão de existir", afirmou a pesquisadora.

FSP, 09/06/2006, Ciência, p. A18

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.