VOLTAR

Aquecimento global devastou corais do Índico

O Globo, Ciência e Vida, p. 36
17 de mai de 2006

Aquecimento global devastou corais do Índico

Pesquisadores descobriram que o impacto da elevação da temperatura do mar sobre os corais do Oceano Índico foi muito maior do que o imaginado. Um estudo mostrou que não só os corais morreram, como desapareceram também populações de peixes, moluscos, crustáceos dentre outros animais que dependiam dos recifes para sobreviverem. Quando a temperatura do mar se eleva, os corais passam por um processo conhecido como embranquecimento e morrem.
A elevação da temperatura dos oceanos tem sido associada ao aquecimento global. Na verdade, o embranquecimento dos corais é considerado um dos mais evidentes sinais de que um processo de aquecimento global está em curso. Um estudo publicado esta semana na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences" (MAS) disse que recifes de corais mortos colapsaram e foram cobertos por algas. Os recifes estudados ficam nas ilhas Seicheles, onde um episódio de aquecimento intenso do oceano em 1998 matou a maior parte dos corais.
Os cientistas verificaram que, após a morte dos corais, houve extinção de peixes e outros animais. Só uma pequena parte do outrora rico ecossistema dá sinais de recuperação. Em 1998, 90% dos corais das Seicheles morreram.
- Infelizmente, os eventos de embranquecimento de corais se tornarão cada vez mais freqüentes - observou o chefe da pesquisa, Nick Graham, da Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

O Globo, 17/05/2006, Ciência e Vida, p. 36

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.