VOLTAR

Aprovados recursos para índios Krahô

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
10 de Set de 2003

Um apoio financeiro de mais de R$ 700 mil foi aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para a União das Aldeias Krahô (Kapey), localizada na reserva indígena do município de Itacajá, a 276 quilômetros de Palmas, na região Nordeste do Estado. Do total, cerca de R$ 262 mil já foram liberados na semana passada.

Segundo o assessor da Kapey, Cleso Fernandes de Moraes, os recursos servirão para a construção de uma escola agroambiental, casa de hospedagem, rádio comunitária, agência dos correios e um armazém, além de viabilizar um projeto de energia alternativa para a aldeia. "A partir destes projetos poderemos aumentar o grau de independência destes índios em relação aos serviços oferecidos dentro da aldeia, buscando também a valorização da cultura indígena", afirmou Moraes. Para o vice-coordenador da Kapey, Ivo Teptyc Krahô, com a vinda destes recursos para a instituição, os índios deverão criar mais chances de auto-sustento, sem esquecer das suas raízes. "Através da rádio comunitária poderemos divulgar a nossa cultura e mostrar o nosso artesanato e também CD`s e livros, com as características culturais do nosso povo", disse Teptyc Krahô. A Kapey existe desde 1995, e promove a valorização da cultura indígena realizando projetos que difundem as suas ações em outras cidades. (J.M.)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.