VOLTAR

Aprovados projetos para comunidades da Floresta Nacional do Tapajós

Ibama
05 de Set de 2003

O IBAMA através do Projeto de Apoio ao Manejo Florestal na Amazônia - (ProManejo) aprovou seis projetos, num total de R$ 1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil reais), para fortalecimento da gestão participativa e organização comunitária, manejo florestal e implantação de sistema agroflorestais na Floresta Nacional(Flona)do Tapajós, no Pará. A aprovação se deu com base nas análises e recomendações do Fórum de Integração e Planejamento de Manejo Comunitário da Flona.

Dentro das iniciativas aprovadas tem os projetos da ASMIPRUT, uma das associações inter-comunitárias da FLONA, que prevê a contratação de técnicos para darem assessoria aos seus projetos. Este fato é inovador, pois pela primeira vez, uma associação local estará fazendo a gestão integral do seu projeto, tanto de recursos quanto de coordenação do trabalho de seus técnicos.

A comunidade de São Domingos implantará um projeto de manejo florestal e um para melhoria do processo de produção, comercialização, qualidade e marketing do couro ecológico. As comunidades de São Domingos, Pedreira e Nazaré serão contempladas com ações para melhorar o processo de produção, comercialização, qualidade e marketing de óleos vegetais de Andiroba e Copaíba, bem como a qualidade de vida das famílias envolvidas.

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM vai implantar junto com as comunidades de Itapaiuna e Prainha projetos de manejo florestal com a finalidade de diversificar a renda familiar e melhorar a qualidade de vida das pessoas direta e indiretamente envolvidas.

O Projeto Saúde e Alegria vai assessorar as comunidades de Maguari, Jamaraquá, Acaratinga, Pedreira, Piquiatuba, Nazaré, Tauari, Santa Clara, Maguari, Pedreira, Piquiatuba e Nazaré Assessorar tecnicamente a implantação de Sistemas Agroflorestais.

Por meio da Portaria 040, de 22 de agosto, o IBAMA também aprovou a elaboração, em caráter experimental e piloto, de um projeto por parte das comunidades tradicionais de manejo florestal de uso múltiplo na área de uso intensivo da Floresta Nacional do Tapajós. É uma iniciativa pioneira que pode gerar efeitos demonstrativos para outras unidades de conservação de uso sustentável da região.

As ações apoiadas pelo IBAMA, segundo o Diretor de Florestas Antônio Carlos Hummel, " são iniciativas envolvendo organização social, geração de renda, uso e acesso aos recursos florestais de forma adequada, resgatam o saber tradicional das populações, contribuem significativamente com a diversidade biológica, fortalecem as relações entre meio ambiente e homem. Desta forma, também há o fortalecimento da gestão participativa do uso dos recursos em UC, bem como pode servir de referencia para as políticas publicas em Florestas Nacionais na Amazônia".
(-Ibama-Brasília-DF-05/09/03)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.