VOLTAR

Aprovado regimento do Conselho Deliberativo da APA Delta do Jacuí

SEMA/RS - www.sema.rs.gov.br
Autor: Jussara Pelissoli
25 de Mai de 2009

Um passo importante para o funcionamento do Conselho Deliberativo da Área de Proteção Ambiental Estadual Delta do Jacuí foi dado nesta segunda-feira (25). O secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, assinou a portaria que aprova o Regimento Interno do Conselho, possibilitando a sua atuação. O ato, na sede da secretaria do Meio Ambiente (Sema), foi feito na presença de grande parte dos titulares e suplentes das 17 instituições que compõe o Conselho.

Além da aprovação do Regimento, o secretário Berfran validou a inclusão na composição do Conselho de representantes das associações comunitárias das ilhas da Pintada, das Flores, Grande dos Marinheiros e do Pavão, além de representante da área da saúde. Assim, o Conselho passará a ter 22 membros. Os titulares das novas instituições comemoraram a decisão. "Estamos felizes com esse novo horizonte, pois essas entidades participaram de todo o processo para a criação da APA e também será uma possibilidade para o encaminhamento de questões ambientais e sociais das ilhas", disse Juramar Vargas, representante da Associação da Ilha das Flores. "Esse é o compartilhamento de responsabilidade que pregamos. Não há como o Estado empreender sozinho essas ações. O Conselho tem participação fundamental nesse processo para avançarmos na conservação da APA e do Parque Delta e recuperar aquilo que precisa ser recuperado", declarou Berfran.

O secretário aproveitou a ocasião para destacar os recursos que as duas unidades de conservação vão receber dentro do plano de investimento às áreas protegidas, anunciado pela governadora Yeda Crusius no último dia 19. "O Parque e a APA Delta do Jacuí serão contemplados com R$ 2,750 milhões para levantamento fundiário, planos de manejo, sinalização e material de publicidade. Esses investimentos representam a continuidade das grandes conquistas e avanços do Delta, traçados ao longo do tempo", disse. Berfran explicou que os limites do Parque e da APA serão demarcados e sinalizados, possibilitando que o cidadão tome conhecimento dessas áreas, despertando a consciência da sua proximidade com as unidades de conservação para que ajude a protegê-las.

O secretário do Meio Ambiente ainda disse que o plano de investimentos totaliza R$ 16,194 milhões, destinados as 23 unidades de conservação administradas pela Sema. "Esse valor será investido em 2009 e é igual a tudo que já foi investido até hoje nas unidades de conservação", comemorou Berfran

O Conselho Deliberativo fará reunião no dia 04 de junho, às 14 horas, na sede do Parque e APA Delta do Jacuí (Ilha da Pintada) para definir o seu calendário anual e pautas a serem discutidas. Ele está assim constituído: SEMA/Gestor da APA; prefeituras de Porto Alegre, Canoas, Eldorado do Sul, Charqueadas, Nova Santa Rita e Triunfo; Farsul, Coopal, Colônia de Pescadores Z-5, Clube Náutico União, ONG Amigos do Delta, população residente e população tradicional, setores empresarial e comercial, Grêmio Náutico Navegantes São João. Também passam a integrá-lo as associações comunitárias das ilhas da Pintada, das Flores, Grande dos Marinheiros e do Pavão e área da saúde.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.