VOLTAR

Aprovado plano de conservação de 41 espécies ameaçadas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
12 de Abr de 2018

Aprovado plano de conservação de 41 espécies ameaçadas
Publicado no Diário Oficial da União, o PAN contempla peixes, anfíbios, répteis e primatas dos biomas do Cerrado e Pantanal.

ICMBio
Publicado: Quinta, 12 de Abril de 2018, 16h29

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aprovou um Plano de Ação Nacional (PAN) para conservação de 41 espécies ameaçadas dos biomas do Cerrado e Pantanal. O PAN para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção da Ictiofauna, Herpetofauna e Primatas do Cerrado e Pantanal (Cerpan), publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (10), será coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN), do ICMBio, e parceiros. O Cerpan tem como objetivo geral reduzir o risco de extinção das espécies alvo de peixes, anfíbios, répteis e primatas do Cerrado e Pantanal e as ameaças aos seus hábitats em cinco anos.

O plano tem por objetivo influenciar políticas públicas, em diferentes esferas do governo, visando incorporar medidas de proteção. Um outro ponto previsto pelo plano é a promoção da proteção e conectividade dos habitats das espécies alvo em um prazo de cinco anos. A medida também prevê a diminuição da caça das espécies no mesmo período. A redução da degradação do hábitat e a restauração da fauna também estão dentre os objetivos previstos. O plano também prevê a geração e compartilhamento de informações que possam ajudar na conservação das espécies. O Cerpan tem sua abrangência nos biomas Cerrado e Pantanal e na bacia Tocantins-Araguaia.

Na lista está o macaco Sapajus cay (foto), que não é endêmico ao Brasil, ocorrendo também na Argentina, Bolívia e Paraguai. As principais ameaças identificadas para a espécie foram incêndio, assentamentos rurais, agricultura, pecuária, expansão urbana, vulnerabilidade a epidemias, desmatamento, aumento da matriz energética e rodoviária, desconexão e redução de hábitat, poluição de ambientes, caça e apanha. Suspeita-se que seu declínio populacional seja maior que 30% nas últimas gerações.

Oficinas
Em outubro do ano passado, foi realizada uma oficina para elaboração do PAN, que contou com a participação de diversas instituições, como universidades, órgãos federais e estaduais de meio ambiente, ministérios públicos estaduais, organizações não governamentais e empresas públicas de pesquisa energética e agropecuária, totalizando 42 participantes. Antes, em setembro, houve oficinas preparatórias na PUC Goiás. A partir de agora, o RAN e parceiros vão desenvolver esforços no sentido de concretizar as ações do Cerpan, de modo que elas possam reduzir o risco de extinção das espécies-alvo e as ameaças aos seus habitats.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9557-aprovado…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.