VOLTAR

Apresentadora Xuxa ouve angústias de indígenas e filha de Chico Mendes sobre a floresta

Ac24Horas - ac24horas.com
Autor: Sandra Assuncao
21 de Jul de 2022

https://ac24horas.com/2022/07/21/apresentadora-xuxa-ouve-angustias-de-i…

A apresentadora Xuxa Meneguel se reuniu nessa quarta-feira, 20, na cidade cenográfica da série Tarã, em Cruzeiro do Sul, com povos indígenas do Vale do Juruá, com a filha do ambientalista Chico Mendes, Ângela Mendes, representes de Organizações Não Governamentais (ONG's) e parte do elenco e produção.

Xuxa falou sobre a série que vai tratar de desmatamento, preservação da natureza e veganismo. Ela será a protagonista, mãe de uma garota de 14 anos descendente de um povo nativo da Amazônia

Ela ouviu relatos de indígenas, entre eles Francisco Piyãko, Osmildo Juntanawa, Nazinho e Chaguinha Shawãdawa,
sobre os problemas ambientais da Amazônia, como as invasões das terras indígenas, queimadas, derrubadas e a realidade dos povos tradicionais e importância da série para dar visibilidade à essa situação.

Os Apurinã, Kariri e os Huni Kui também falaram de sua realidade. Um dos momentos mais do emocionantes do encontro foi quando a indígena Jacy Kariri entoou seu canto de boas vindas para Xuxa na língua ancestral.

Chico Mendes
Ângela Mendes, filha do ambientalista Chico Mendes, contou para Xuxa sobre a luta do pai em defesa da floresta, que resultou em seu assassinato e citou a carta deixada por ele para os jovens. Na carta, Chico cita o sonho de unificação de todos os povos do planeta num só ideal e num só pensamento de unidade.

"Atenção jovem do futuro - 6 de setembro do ano de 2120, aniversário ou primeiro centenário da revolução socialista mundial, que unificou todos os povos do planeta num só ideal e num só pensamento de unidade socialista, e que pôs fim a todos os inimigos da nova sociedade. Aqui ficam somente a lembrança de um triste passado de dor, sofrimento e morte. Desculpem. Eu estava sonhando quando escrevi estes acontecimentos que eu mesmo não verei. Mas tenho o prazer de ter sonhado". (Chico Mendes)

Ex-BBB na série
A ex-BBB acreana Gleici Damasceno faz parte do elenco da série Tarã. Ela também está na cidade cenográfica em Cruzeiro do Sul onde as filmagens são feitas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.