VOLTAR

Apreendidos dois tratores e quatro caminhões que retiravam ilegalmente madeira da Floresta do Jamari

Amazônia.org
17 de Jan de 2008

Na mesma semana em que foram anunciados os concorrentes do primeiro edital de licitação para concessão de três áreas de manejo na Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia, o Instituto Chico Mendes e o Ibama-RO, com apoio do Batalhão Estadual de Polícia Ambiental, apreenderam dois tratores e quatro caminhões que retiravam madeira ilegalmente da floresta.

As apreensões ocorreram no lado leste da Floresta Nacional do Jamari, no município de Cujubim, onde fica uma das áreas de manejo que serão licitadas. Três caminhões estavam carregados com um volume estimado em cerca de 57 metros cúbicos de madeira em toras.

Durante a ação, foram apreendidas também três moto-serras. Todos os responsáveis pelos crimes ambientais foram autuados e encaminhados à Polícia Federal de Porto Velho. Há indícios da participação de um vereador do município de Cujubim, fato que está sendo investigado pela Polícia. Os caminhões carregados de toras de madeira foram conduzidos à sede da Floresta Nacional do Jamari, em Itapuã do Oeste.

As ações fazem parte do Plano de Proteção da Flona do Jamari, coordenado pelo Instituto Chico Mendes (Flona do Jamari) com apoio do Ibama-RO e do Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia e visa a combater ilícitos na Flona e no seu entorno, garantindo a sua integridade.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.