VOLTAR

Após três anos, museu indígena na fronteira do Amapá tem obras retomadas

G1 - https://g1.globo.com
Autor: Rita Torrinha
03 de Out de 2017

Após três anos de serviços paralisados, a reforma do Museu Kuahí, localizado no município de Oiapoque, distante 590 quilômetros de Macapá, foi retomada. A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) diz que a empresa contratada está atuando no local e que o prédio será entregue no início de 2018.

O valor investido é de R$ 127.758,00. O custo total da obra chega a R$ 356.448,14, desde o começo dos trabalhos, em 2014. Nesse mesmo ano, o prédio ficou fechado para visitações por mais de seis meses e durante a reforma peças do acervo foram furtadas. Ao longo desses três anos os serviços foram interrompidos diversas vezes.

A retomada dos trabalhos no Kuahí faz parte de um pacote de obras e ampliação de serviços para Oiapoque, anunciado pelo governador Waldez Góes, em visita recente na cidade. A Seinf diz que o serviço não será mais interrompido e que só vai parar quando estiver com 100% concluído.

"Nossa previsão é fazer a entrega do prédio revitalizado no início do próximo ano. Houve muitos atropelos com a empresa que executa o serviço, mas agora ela nos garantiu que vai terminar, inclusive já tem homens trabalhando", disse o secretário de estado de Infraestrutura, João Henrique.

A etapa atual da reforma prevê recuperação de parte do telhado, pintura interna e externa, restauração das instalações elétricas, recuperação do grupo gerador e paisagismo. Ainda segundo a Seinf as obras estão com 64% concluídas e o museu está sendo mantido aberto ao público.

O Museu Kuahí foi fundado em 2007 e tem registros históricos de quatro povos que habitam a região. São vasos e panelas em cerâmicas, acessórios e objetos usados na caça pelas etnias Karipuna, Palikur, Galibi Marworno e Galibi Kalinã expostos para visitação. A administração do local é feita por indígenas. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 18h.

https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/apos-tres-anos-museu-indigena-na-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.