VOLTAR

Após nove horas de trabalhos, bombeiros controlam fogo em reserva ambiental em Palhoça

Diário Catarinense - www.clicrbs.com.br
Autor: Pedro Rockenbach
22 de Out de 2010

Os bombeiros de Palhoça e Florianópolis precisaram de quase nove horas para conseguir combater um incêndio na Praia do Sonho, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O fogo atingiu uma área de cerca de dois quilômetros quadrados da unidade de conservação Parque Estadual Serra do Tabuleiro.

Moradores da região perceberam as chamas por volta das 21h30min de quinta-feira, na área próxima à estrada geral da Praia do Sonho. Quando equipes dos bombeiros chegaram ao local, havia três focos de incêndio em pontos distintos do espaço atingido.

- Isso caracteriza, mesmo não podendo afirmar com 100% de certeza, que foi ação humana intencional a causa do incêndio - apontou o tenente Fábio Collodel.

As labaredas, segundo Collodel, chegaram a cerca de cinco metros de altura em alguns locais. Como o fogo queimou a vegetação numa área de banhado de difícil acesso, não foi possível usar água dos caminhões de combate a incêndio.

Para evitar o alastramento das chamas, 12 soldados e um morador da comunidade utilizaram abafadores. Os trabalhos concentraram-se principalmente em pontos próximos a residências, algumas de madeira. A operação terminou por volta de 5h30min, quase nove horas depois do primeiro chamado.

- Por causa desse incêndio possivelmente causado por alguém, precisamos retirar 12 soldados que poderiam estar atendendo outras ocorrências - ressaltou o tenente.

Parque Estadual Serra do Tabuleiro

O parque é a maior unidade de conservação de Santa Catarina. A área ocupa cerca 1% do território do Estado em uma extensão de 87,4 mil hectares. Abrange o território de nove municípios: Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Garopaba e Paulo Lopes.

A unidade de conservação engloba também as ilhas de Fortaleza/Araçatuba, Ilha do Andrade, Papagaio Pequeno, Três Irmãs, Moleques do Sul, Siriú, Coral, dos Cardos e a ponta sul da Ilha de Santa Catarina.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&sectio…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.