VOLTAR

Após ministério ameaçar processo, Facebook republica foto censurada

FSP, Poder, p. A8
18 de Abr de 2015

Após ministério ameaçar processo, Facebook republica foto censurada

GABRIELA SÁ PESSOA

DE SÃO PAULO - O Facebook republicou na noite desta sexta (17) uma foto de um casal de índios botocudos que havia sido bloqueada do perfil do MinC (Ministério da Cultura) na rede social, após o ministro Juca Ferreira ter dito hoje que processaria a empresa pelo que qualificou como "censura".
A imagem, de 1909, foi reincorporada à postagem original no Facebook da quarta (15). A foto integra o site Portal Brasiliana Fotográfica, com registros históricos dos séculos 19 e 20.
No momento em que republicou a foto, o Facebook afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "não é fácil" equilibrar a livre expressão com uma "experiência confortável para a nossa comunidade global e culturalmente diversa": "Respeitamos leis locais e, assim como qualquer outra mídia, temos limitações com nudez. Estamos sempre abertos a feedback e ao debate para melhorar nossos Padrões da Comunidade".
Ao saber do recuo do Facebook, o ministro afirmou que a decisão não muda a ação iniciado hoje pelo MinC, que aguardava avaliação técnica da Advocacia Geral da União.
"Precisamos discutir ampla e democraticamente a governança da internet e buscar uma regulação multilateral que garanta (...) a neutralidade de rede, a liberdade de expressão, a livre circulação de ideias, a soberania das nações e a autodeterminação dos povos", disse.
Questionado sobre uma possível influência que a parceria entre o governo brasileiro e o Facebook para oferecer internet de baixa renda à população, anunciada há uma semana, poderia ter no processo, o ministro afirmou: "O fato de dialogar [com o Facebook] não autoriza o cerceamento da liberdade de expressão dentro do país".

FSP, 18/04/2015, Poder, p. A8

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/216371-apos-ministerio-ameacar-p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.