VOLTAR

Após acordo, índios Guajajaras e Gaviões liberam rodovia MA 122

O Imparcial Online - www.oimparcial.com.br
Autor: Mayara Barreto
30 de Out de 2008

Depois de cinco dias, os índios Guajajaras e Gaviões que interditaram a MA-122 liberaram no início da tarde desta quinta-feira (30) a rodovia, que fica entre as cidades de Buritirana e Amarante do Maranhão.

De acordo com informações da Companhia Energética do Marnhão (CEMAR), chegaram a um acordo com os índios. A Companhia enviou material elétrico e postes para que cerca de trinta e oito aldeias sejam beneficiadas pelo Programa Luz para Todos, do governo federal.

No entanto, a Cemar afirma que ao contrário do que os índios estavam reclamando a Companhia não estava parada e desde que as obras foram priorizadas pelo Programa no ano de 2007, a Cemar tem trabalhado para a construção da infra-estrutura necessária para instalar a rede elétrica nas aldeias.

A Companhia informou ainda que somente após a ampliação da subestação em Sítio Novo-Amarante, e além da construção de mais uma subestação na região de Amarante, que será finalizada e entregue até novembro/2008, é que a Cemar poderá iniciar as obras de infra-estrutura, para iniciar o trabalho de eletrificação das trinta e oito aldeias indígenas, que deverá acontecer ainda este ano.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.