VOLTAR

Apesar do susto, não há comprovação de aumento da população de jacarés em Florianópolis

Notícias do Dia - https://ndonline.com.br/
Autor: MARINA SIMÕES
20 de Jan de 2018

Apesar do susto, não há comprovação de aumento da população de jacarés em Florianópolis
Nenhum estudo comprova uma superlotação da espécie na Capital após a chuva intensa das duas últimas semanas

Notícias do Dia

Os jacarés do papo amarelo, nativos das áreas de mangue da Ilha de Florianópolis, são animais tranquilos, que não costumam apresentar comportamento agressivo sem serem incomodados.Durante a chuva da última e desta semana, a espécie chamou atenção ao ser vista nas ruas e aparecer em casas da Capital, o que deixou muitos moradores preocupados com o aumento da população destes animais. A repercussão foi tanta, que a prefeitura municipal emitiu uma nota na última terça-feira (16) desmentindo um falso alerta sobre a presença de jacarés nas praias da cidade.

Não há comprovação de que a quantidade de jacarés está realmente crescendo."A sensação de que a população de jacarés aumentou devido ao maior avistamento de animais se deve, provavelmente, às fortes chuvas que inundaram parte dos remanescentes de habitat onde eles vivem. Portanto, não podemos afirmar que há uma superpopulação", explica Selvino Neckel-Oliveira, responsável pelo LEAR (Laboratório de Ecologia de Anfíbios e Répteis) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Segundo ele, não há nenhum estudo científico comprovando que a reprodução da espécie esteja ocorrendo de forma descontrolada na Capital e só será possível saber se a quantidade de jacarés do papo amarelo está aumentando ou diminuindo após um monitoramento de longo prazo da população.

Nas áreas de mangue de Florianópolis, os animais tem uma alimentação variada que vai desde insetos, aracnídeos, moluscos e até pequenos vertebrados, como sapos, ratos e aves. "Esses jacarés são animais de hábitos noturnos e durante o dia formam agrupamentos para tomar sol", diz Selvino. Ele aponta a destruição e poluição dos manguezais da cidade como as principais ameaças para a espécie na Capital: "A ocupação irregular por casas e empreendimentos comerciais não só tem efeito direto através da expulsão dos animais de suas 'casas' como também podem afetar a sua reprodução e consequentemente levar a extinção de sua população".

O monitoramento das áreas de mangue de Florianópolis é realizado pela ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) através da unidade de conservação (UC) estação ecológica de Carijós, localizada no Norte da Ilha. A instituição avalia a integridade do ecossistema manguezal, que inclui, além do próprio meio ambiente, os animais e as relações deles com o meio. A reportagem tentou contato com a UC para obter mais informações sobre este monitoramento na Capital, mas não obtivemos resposta.

Ocorrências em Florianópolis

Em 25 anos de atuação, a PMA (Polícia Militar Ambiental) de Florianópolis nunca registrou um ataque de jacaré do papo amarelo. "Atendemos muito mais chamados de cobras e lagartos do que de jacarés aqui na região", conta o comandante do 1o Batalhão da PMA, Fábio Henrique Machado, que orienta a população a manter distância e não tentar espantar o animal, caso o encontre na rua ou em alguma residência, e chamar a PMA ou os bombeiros. "Nós iremos até lá fazer a remoção, se for o caso, pois muitas vezes os animais vão embora por conta própria antes mesmo de a gente chegar", diz ele.

"Quando o animal é capturado, nós colocamos ele em uma caixa de transporte e levamos para o seus habitat natural, que geralmente é a área de mangue mais próxima", explica o comandante de área do Corpo de Bombeiros, Felipe Pires Silva. A corporação recolheu pelo menos 15 jacarés do papo amarelo em áreas urbanas da cidade desde 1o de janeiro até o início desta semana em Florianópolis/a> em nenhuma delas houve vítima.

Sobre o animal

O Caiman latirostris - nome científico do jacaré do papo amarelo - é uma espécie de jacaré de porte médio, que raramente ultrapassa 2 metros de comprimento total, e pode viver cerca de 50 anos. O jacaré do papo amarelo saiu recentemente da lista oficial de espécies ameaçadas de extinção do IBAMA e pode ser encontrado em lagoas, banhados, mangues e rios do litoral do Rio Grande do Norte ao litoral do Rio Grande do Sul no Brasil.

https://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/apesar-do-susto-nao-ha-comprovacao-de-aumento-da-populacao-de-jacares-em-florianopolis

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.