VOLTAR

Apenas três municípios ainda não decretaram

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=79392
02 de Fev de 2010

Apenas a capital e os municípios de Pacaraima e Normandia, ao norte do Estado, ainda não decretaram situação de emergência devido à estiagem que assola Roraima. Mas, com a seca que castiga todas as regiões, as autoridades já se articulam para realizar o processo.

Segundo o prefeito do município de Normandia, Orlando Oliveira Justino, um levantamento da necessidade real da localidade vem sendo realizado. As autoridades já trabalham na elaboração do documento que deverá incluir o Município na lista dos que decretaram situação de emergência. O pedido vai ser apresentado ainda esta semana à Defesa Civil Estadual.

Justino disse que a seca vem prejudicando a produção, comprometida devido à falta de chuvas no período chuvoso. O nível dos rios Tacutu e Maú, que banham o Município, está estável, e os igarapés e lagos estão secando.

A preocupação maior é com relação às comunidades indígenas, mais afetadas com a estiagem. O prefeito informou que há povoados sem água para beber. A população indígena ocupa cerca de 70% da extensão de Normandia e, praticamente, 40% das localidades indígenas estão em situação precária.

"Existem indígenas sem água para beber. Temos retroescavadeiras trabalhando, mas não estão dando conta. A seca castiga a população local", destacou Orlando Justino.

A Folha tentou contato com as autoridades do município de Pacaraima, mas não obteve êxito. Em reuniões realizadas nos últimos dias, o prefeito de Normandia disse que o município vizinho também passa por situação difícil e já trabalha para solicitar situação de emergência.

Através de nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Boa Vista informou que a Defesa Civil Municipal está tomando todos os cuidados para evitar principalmente as queimadas.

Caso seja decretado estado de emergência, o órgão de Defesa Municipal disse ainda que trabalhará em equipe com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado.

SITUAÇÃO - Os municípios de Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Caroebe, Cantá, Bonfim e Uiramutã já estão inclusos no quadro de alerta, e as solicitações foram encaminhadas pela Defesa Civil Estadual a Brasília.

De acordo com o coordenador de operações do órgão de Defesa do Estado, coronel Kleber Gomes, apenas os municípios de Rorainópolis, São João da Baliza, Caroebe, Cantá e Bonfim tiveram a portaria de reconhecimento da situação de emergência publicada pela Defesa Civil Nacional.

Ainda em tramitação está o processo para decretar o estado de alerta nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Caracaraí, Iracema e Mucajaí. As regiões ainda não saíram da ação das autoridades locais competentes.

O coronel destacou que o trabalho de avaliação e identificação dos problemas apontados vem sendo realizado para que possa ser enviada ao órgão nacional a solicitação de decreto da situação de emergência nas localidades.

O Ministério da Integração Nacional já aprovou a destinação de R$ 15 milhões para atender a população atingida pela seca em Roraima. A verba será investida na construção de poços artesianos, bebedouros de emergência para os animais - cacimbões - e na construção de pontes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.