VOLTAR

APA registra maiores grupos de peixes-bois no país

ICMBio - www.icmbio.gov.br
08 de Mar de 2013

Pequisa realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) indica que a Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do Rio Mamanguape, na Paraíba, abriga os maiores grupos de peixes-bois marinhos (Trichechus manatus manatus) já avistados dentro de unidades de conservação (UCs) no país. A espécie é criticamente ameaçada de extinção.

O estudo foi feito pela analista ambiental Deisi Balensiefer, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) do ICMBio. Ela analisou as planilhas do observatório de peixes-bois nativos que funciona na APA do Mamanguape desde 1999.

Segundo a pesquisa, há na APA casos de avistamento de até dez peixes-bois por grupo, o maior índice já detectado no país em comparação com as outras unidades de conservação que registram a ocorrência desses animais.

A pesquisa mostra ainda que a APA apresenta a maior freqüência de avistamento de indivíduos solitários. De acordo com o estudo, os animais são vistos mais comumente na estação seca, ou seja, entre os meses de outubro e dezembro.

A APA

A APA do Mamanguape, que fica no litoral norte da Paraíba, no município de Rio Tinto, tem como pricipais objetivos o manejo e a conservação do peixe boi. A espécie vive e se reproduz nos ecossistemas litorâneos protegidos pela UC, formados por manguezal, estuário e formação recifal marinha. A unidade contribui ainda para o desenvolvimento sustentável das comunidades residentes em seu interior e entorno.

Para isso, a gestão da APA mantém ações em parceria com várias instituições, como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) e, mais recentemente, a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA).

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral5/3761-apa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.