VOLTAR

APA Petrópolis promove curso de capacitação em Gestão Ambiental

Ambientebrasil.org.br
04 de Fev de 2004

O curso de capacitação para 40 representantes de organizações não-governamentais e de órgãos públicos que integram o Conselho Gestor da APA - Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, será ministrado a partir de 11 de fevereiro. Os professores, pertencentes à organização ambientalista Os Verdes, vão abordar questões ambientais, tanto sob a perspectiva histórica como em relação a temas mais atuais, como a legislação ambiental e a gestão ambiental.

O planejamento e elaboração de projetos será tema de um módulo separado, marcado para os dias 6 e 7 de abril. O tema é considerado de grande importância devido à importância da existência de projetos consistentes e bem elaborados para a gestão participativa dos recursos disponíveis.

Os demais módulos são A Questão Ambiental: Perspectivas Histórica e Atual (11 e 12 de fevereiro); Legislação Ambiental (2 e 3 de março); e Gestão Ambiental (16 e 17 de março). Ao todo, são 40 vagas, 22 para membros do Conselho e 18 para outras entidades com atuação na APA.

O interesse demonstrado pelo curso pode resultar em uma segunda edição ainda este ano. Através de parcerias com universidades, está em cogitação também a possibilidade de tornar o curso uma atividade permanente da APA. As propostas devem ser analisadas pelo Conselho Gestor, que tem caráter deliberativo.

A APA Petrópolis, uma das primeiras do país a implantar na prática a gestão participativa, reúne 50 entidades da sociedade civil organizada e 20 órgãos públicos, das quais 22 formam o Conselho Gestor. A participação é assegurada também pela existência de quatro Câmaras Técnicas que analisam temas como a Educação Ambiental, Preservação do Patrimônio Histórico e do Meio Ambiente, Recuperação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. (Ascom APA Petrópolis)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.