VOLTAR

APA no Paraná concilia produtividade e conservação

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
30 de Nov de 2015

Exemplos de boas práticas foram apresentados durante seminário

A Área de Proteção Ambiental (APA) Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no estado Paraná, acaba de promover o 1o Seminário Técnico Sobre Boas Práticas na Produção Agropecuária.

Durante os debates, os participantes puderam conhecer exemplos de boas práticas produtivas no interior da APA que podem ser replicadas por outros produtores donos de propriedades em áreas ambientalmente sensíveis.

A ideia foi mostrar que é possível produzir com alta rentabilidade e organização comunitária, mantendo a conservação dos recursos naturais. O encontro foi organizada pela direção da APA em parceria com o conselho gestor.

Ao final, os participantes decidiram aprofundar, durante a elaboração do Plano de Manejo, o debate a respeito da conservação de solo e água, agrotóxicos, pagamento por serviços ambientais, entre outros temas, que serão divulgados em cartilha a ser distribuída às entidades participantes do evento.

Diálogo

Na abertura do seminário, o chefe da APA, Erick Caldas Xavier, convidou o setor agropecuário e os órgãos ambientais para o diálogo. "Tanto o meio ambiente quanto a produção rural estão sujeitos às mudanças climáticas e às crises atuais e às que estão por vir. Não somo vizinhos, dividimos a mesma casa", afirmou.

Xavier destacou que metade do território da unidade de conservação que protege o Rio Paraná é formada de áreas naturais e a outra metade é constituída de áreas produtivas, principalmente pecuária, soja, milho, arroz e cana-de-açúcar. "Precisamos dialogar mais e melhor", concluiu o chefe da APA.

Estiveram presentes no evento autoridades representantes de órgãos ambientais locais, de extensão rural, prefeituras, sindicatos rurais, cooperativas, produtores e empresas voltadas à produção agroindustrial, além de políticos, acadêmicos e professores da região.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7382-a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.