VOLTAR

APA Marajó realiza Assembléia para Formação do Conselho Gestor

Ideflor-bio - http://ideflorbio.pa.gov.br/
10 de Jun de 2016

Uma Assembléia para formação do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Arquipélago do Marajó, será realizada na próxima terça-feira, 14, pela Gerência da Região Administrativa Marajó, do Instituto de Desenvolvimento Florestal da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio). Na ocasião estarão presentes representantes dos 12 municípios da região.

O trabalho de sensibilização da equipe do Ideflor-bio dentro dos municípios foi iniciado em novembro do ano passado e terminou no mês de maio deste ano. Neste período, a equipe passou pelos municípios de Afuá, Anajás, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure, fazendo a mobilização, apresentação da equipe e a aproximação com as associações e entidades governamentais de cada área para o início dos trabalhos de criação do Conselho Gestor.

Na Assembléia, que contará com a presença de gerentes de Unidades de Conservação e membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), serão socializados os resultados das reuniões onde foram indicados os membros do conselho gestor da APA Marajó, que terão a função de ampliar o diálogo e a confiança entre o órgão gestor, comunidade local, órgãos públicos e instituições da sociedade civil na medida em que os conselheiros têm acesso a informações e compreendem as limitações e os desafios para gestão das Unidades de Conservação, ampliando assim o conhecimento sobre a região e sobre o contexto político-institucional em que estão inseridos.

De acordo com a gerente da Região Administrativa do Marajó do Ideflor-Bio, Maria Bentes, com a criação de um conselho gestor é possível proteger a diversidade biológica das Unidades de Conservação, além de desenvolver e melhorar a qualidade de vida da população marajoara. "O Arquipélago do Marajó apresenta diversos atrativos turísticos e grande diversidade de espécies da fauna, contendo elevada importância histórica, cultural e científica. Com a criação do conselho gestor, é possível organizar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais", disse.

Toda Unidade de Conservação deve ter um conselho gestor, cuja função é auxiliar o chefe de cada UC na sua gestão e integrá-la à população e às ações realizadas em seu entorno. O Conselho deve ter a representação de órgãos públicos - tanto da área ambiental como de áreas afins (pesquisa científica, educação, defesa nacional, cultura, turismo, paisagem, arquitetura, arqueologia e povos indígenas e assentamentos agrícolas) -, da sociedade civil (população residente e do entorno, população tradicional, povos indígenas, trabalhadores e setor privado atuantes na região), comunidade científica e organizações não-governamentais com atuação comprovada na região.

A Assembléia para a formação do Conselho Gestor da APA Marajó será realizada no Auditório do Hotel Ipê, localizado na Av. José Malcher, 2953 (Bairro Nazaré), de 8h as 17h.

http://ideflorbio.pa.gov.br/2016/06/10/apa-marajo-realiza-assembleia-pa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.