VOLTAR

APA e parque Mochuara terão oficina para Plano de Manejo

Século Diário - http://www.seculodiario.com.br/
Autor: Fernanda Couzemenco
17 de Mar de 2019

APA e parque Mochuara terão oficina para Plano de Manejo
17 de março de 2019

Fernanda Couzemenco

Primeira etapa acontece nas próximas quarta e quinta-feira e abordará o zoneamento das unidades

A elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) e do Parque Natural Municipal do Monte Mochuara terá início nas próximas quarta e quinta-feira (20 e 21), com uma oficina para definição do zoneamento das unidades de conservação, localizadas na zona rural de Cariacica.

A oficina é organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) da Prefeitura de Cariacica e é aberta às instituições que queiram compor o conselho gestor unificado das unidades e a todos os munícipes interessados em participar. Terá a participação da especialista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Augusta Rosa Gonçalves.

Os estudos preliminares para os Planos de Manejos já foram concluídos e, nesta oficina, serão traçadas também as estratégias de implementação do Parque e da APA.

Parque

O Monte Mochuara é um maciço de pedra com 718 metros de altura e pode ser visto de vários pontos da Região Metropolitana. Habitat natural de diversas espécies ameaçadas de extinção, é considerado o principal ponto turístico natural de Cariacica.

O Parque Municipal Natural foi criado em 2007 pelo decreto municipal no 031, sendo o primeiro parque do município. Tem área de 436,18 hectares e 9,39 km quilômetros de perímetro, onde residem cerca de 40 famílias de agricultores familiares.

Serviço

A Oficina de Discussão e Elaboração Participativa dos Zoneamentos e de Discussão das Estratégias de Implementação dos Planos de Manejo da APA e do Parque Natural Municipal do Monte Mochuara será realizada de 9h às 17h, nos dias 20 e 21 de março, no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, localizado Av. Expedito Garcia, s/n, Campo Grande.

Presenças devem ser confirmadas pelo endereço de email crn.semmam@cariacica.es.gov.br.

Mais informações pelos telefones da SEMDEC: (27) 3354-5400/ 3354-5401.

https://seculodiario.com.br/public/jornal/materia/apa-e-parque-mochuara…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.