VOLTAR

APA das Águas Vertentes organiza caminhada no Dia Mundial da Água

IEF - www.ief.mg.gov.br
19 de mar de 2010

Dando seguimento às comemorações do Dia Mundial da Água, a gerência da Área de Proteção Ambiental (APA) das Águas Vertentes, localizada na região do Vale do Jequitinhonha, organizou para esta segunda-feira, 22 de março às 9h 45 uma caminhada ecológica. O local de concentração do evento será na Escola Professor Leopoldo Pereira, no Distrito de Milho Verde.

A ação visa alertar a comunidade em geral sobre a depredação da área da Várzea do Lajeado, situada em Milho Verde, distrito do município de Serro. Segundo o gerente da APA, Marcos Alexandre dos Santos, o evento busca "conscientizar a importância de se preservar a área, caixa d'água de uma série de cachoeiras que são grandes atrativos da região", explicou.

O evento contará com o apoio da Prefeitura Municipal do Serro e do Instituto Milho Verde, além de escolas estaduais da região. O intuito é preservar a região contra a impermeabilização do solo gerada pelo uso incorreto e o excesso de movimento nas trilhas gerado por gado, grupos de caminhantes excessivamente grandes e a presença de motocicletas na região.

Por isso, na tentativa de diminuir o impacto, a caminhada será feita por grupos de no máximo 30 pessoas. Além da caminhada, os participantes poderão contar com outras atividades, como um pequeno recital de poesias.

A Várzea do Lajeado possui águas cristalinas, correndo entre as pedras lajeadas, até cair em queda de aproximadamente 8 metros em um poço raso. O entorno é de campos rupestres, com muitas pedras, o que torna o local agradável. O acesso é fácil. O local é muito utilizado para lazer. O acesso é pela estrada em direção ao Serro, caminha-se por trilha por aproximadamente 1Km até a queda d'água.

APA das Águas Vertentes

Criada através de decreto em 21 de janeiro de 1998, a APA possui 76.310 hectares e está compreendida entre os municípios Couto de Magalhães de Minas, Diamantina, Felício dos Santos, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro. Situada dentro do ecossistema dos cerrados, a área apresenta campos de cerrado, cerradões, matas de galeria e os campos rupestres ou de altitude. Além disso, é entrecortada por veios d'água e cachoeiras, além de belas paisagens que são foco importante de ecoturismo no Estado.

http://www.ief.mg.gov.br/noticias/1/1072-apa-das-aguas-vertentes-organi…-

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.