VOLTAR

APA Costa dos Corais inicia capacitação dos conselheiros

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
22 de Ago de 2012

A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, unidade de conservação (UC) federal sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), situada entre os estados de Alagoas e Pernambuco, realizou a 5ª reunião ordinária do seu Conselho Consultivo e a primeira etapa do projeto de capacitação continuada de seus conselheiros.

O encontro aconteceu entre os dias 14 e 15 de agosto e teve como tema "Gestão e Liderança" com o objetivo de discutir, compreender e construir os seguintes aspectos: gestão participativa em UC, competências do Conselho, competências do conselheiro (dentro e fora do Conselho) e o perfil do conselheiro líder.

O curso de capacitação contou com o apoio financeiro da parceria público-privada entre o ICMBio, a ONG ambiental SOS Mata Atlântica e a Fundação Toyota do Brasil, além do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Nordeste (CEPENE/ICMBio), que cedeu seu espaço de treinamento, em Tamandaré (PE).

As atividades do curso foram coordenadas pelos analistas ambientais Viviane Lasmar, da Reserva Extrativista (Resex) Arraial do Cabo; José Ulisses dos Santos, da base avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) em Porto de Pedras (AL); e Paulo Roberto Correa de Sousa Junior e Eduardo Machado de Almeida, da APA Costa dos Corais.

A avaliação final do encontro, que contou com a presença de 25 conselheiros (entre suplentes e titulares) e 16 convidados, foi bastante positiva, com grande participação dos presentes nas atividades, que tiveram como premissa a construção do conhecimento, e sugestões para melhorias. As próximas etapas envolverão os temas biodiversidade, mais especificamente os ambientes costeiros recifais e manguezais, e legislação conforme estabelecido em plenária.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3224-apa-c…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.