VOLTAR

APA Chapada do Araripe renova Conselho Consultivo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
02 de Mai de 2012

Os novos conselheiros da Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe tomaram posse no dia 26 de abril durante reunião realizada no Arajara Park, no município de Barbalha, no Ceará. O conselho consultivo da APA foi criado em 2008 e teve sua composição renovada neste ano por meio da Portaria no 43, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Nesta primeira reunião também foi aprovado o Plano de Ação do Conselho para o ano de 2012 com a criação de reuniões setoriais, a definição da agenda anual de reuniões ordinárias, capacitação dos conselheiros, revisão do regimento interno e a realização de atividades distribuídas nos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí alusivas aos 15 anos de criação da APA.

Os conselheiros receberam diversos materiais, com destaque para o exemplar do cordel produzido por Luciano Carneiro, membro da Academia dos Cordelistas do Crato (CE), intitulado "A Tradução do Decreto da APA - Chapada do Araripe". A publicação produzida em 2001 fala sobre a criação da APA utilizando o consagrado gênero literário típico da região.

Sobre a APA Chapada do Araripe

Criada em 4 de agosto de 1997, a unidade de conservação ocupa uma área de 1.063.000 hectares, que inclui 33 municípios distribuídos no encontro dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. A APA é a única área de ocorrência do soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni), ave endêmica descoberta recentemente (1996) e criticamente ameaçada de extinção devido à perda de habitat. A localidade guarda também enorme riqueza hídrica no semi-árido e um dos mais importantes patrimônios arqueológico e paleontológico brasileiro abrigando geossítios do único GeoPark da América Latina.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2847-apa-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.