VOLTAR

APA Cantão recebe seminário de apicultura

Naturantins - http://naturatins.to.gov.br
Autor: Fábio Souza
19 de Ago de 2009

Uma das principais cadeias produtivas que fortalecem a agricultura familiar no Território da APA - Área de Preservação Ambiental do Cantão é a apicultura, criação de abelhas para produção de mel e cera. Tendo em vista a comercialização sustentável da atividade nos municípios do entorno da APA, o Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins junto com a ONG Instituto Missão Verde e a Coopter - Cooperativa de Trabalho de Prestação de Serviços e Extensão Rural, realizam nesta quinta-feira, 20, às 8h, no auditório do Centro de Recepção do Parque Estadual do Cantão, próximo a Caseara, o I Seminário de Apicultura da APA Cantão.

O evento é apoiado pelo ARPA - Programa Áreas Protegidas da Amazônia e Funbio - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. O intuito é debater a produção, organização e comercialização com todos, que de alguma forma, estão envolvidos com a atividade de apicultura e assim, contribuir para a construção de uma proposta que favoreça o desenvolvimento da atividade na APA.

No território da APA existem apicultores dos municípios de Divinópolis do Tocantins, Caseara Marianópolis, Dois Irmãos do Tocantins, Araguacema, Chapada de Areia, Abreulândia e Pium. No entanto estes apicultores estão desarticulados comercialmente, isolados pelas distâncias, pois existe uma distância considerável de um município para o outro.

O primeiro seminário é uma forma de integrar as discussões, para que possam ser realizados estudos para conhecer a necessidade de cada um, realizar a troca experiências, discutir a aquisição de novos produtos e criar um selo para comercialização do mel na região.

Para o gerente da Unidade de Proteção Integral do Parque Estadual do Cantão, Warley Rodrigues, a apicultura é uma das atividades que merecem investimentos, não somente financeiro, mas também materiais, com capacitações focando aspectos mercadológicos e a preservação do meio ambiente. "A abelha é um animal que não provoca nenhum tipo de poluição ao meio ambiente, servindo aos benefícios econômicos, além de ser um polinizador natural de várias espécies de plantas", ressaltou o gerente.

APA Cantão

A APA Cantão é a maior Unidade de Conservação do Estado do Tocantins e contribui de forma direta para a manutenção da biodiversidade do Parque Estadual do Cantão. Com uma imensa variedade de recursos hídricos e a diversidade dos ecossistemas existentes no seu interior faz desta Unidade de Conservação um lugar privilegiado. Ela foi criada no dia 20 de maio de 1997, através da Lei no 907 com área de 1.678.000 hectares abrange os municípios de Abreulândia, Araguacema, Caseara, Chapada de Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Marianópolis, Monte Santo e Pium.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.