VOLTAR

Antropóloga é agraciada com Medalha do Mérito Indigenista

Site da Funai
28 de Jul de 2004

O presidente substituto da Fundação Nacional do Índio, Roberto Aurélio Lustosa, ao abrir, nesta quarta-feira (28), a terceira reunião do Conselho Indigenista da Funai, entregou à antropóloga Carmem Junqueira a Medalha e o Certificado do Mérito Indigenista. Professora titular do departamento de Antropologia da PUC/SP, Carmem Junqueira é integrante do atual Conselho Indigenista, empossado pelo presidente Mércio Pereira Gomes, em fevereiro deste ano.

Responsável pela realização de pesquisas antropológicas nas terras indígenas Parque do Xingu e Parque do Aripuanã, com os índios Cinta-Larga, a professora também publicou, entre outras obras, Os índios de Ipavu e Introdução à Antropologia Indígena. Este ano, 21 personalidades foram agraciadas pela Funai com a Medalha e o Certificado de Mérito Indigenista. A condecoração é resultado de todo um trabalho desenvolvido em defesa da causa indígena.

Reunião - Missões religiosas, recursos naturais, tutela e Convenção 169, da Organização dos Estados Americanos (OEA), foram alguns dos temas em discussão na reunião dos conselheiros.

O grupo também debateu ainda temas relacionados à Conferência Nacional dos Povos Indígenas que deverá ser realizada em abril de 2005, posteriormente à conferências regionais preparatórias, em vários estados, com a participação de cerca de 600 índios. Na grande conferência, as comunidades terão a oportunidade de discutir os problemas comuns e buscar soluções que garantam o cumprimento das políticas para as populações indígenas.

Os novos conselheiros da Funai cumprem mandato de dois anos, sendo permitida a sua recondução aos cargos. São sete membros, entre titulares e suplentes, indicados pela presidência da Fundação. Nomeados pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, os conselheiros são ligados a entidades que tratam das questões indígenas, como a Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e universidades.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.